Home / Desenvolvimento de Sites /

Conceitos que deve conhecer antes de fazer um site

Conceitos que deve conhecer antes de fazer um site

Hoje, só em Portugal, existem mais de 5,7 milhões de pessoas a navegar diariamente na Internet a partir dos seus computadores pessoais. Os números não ficam por aqui: por ano, são visitados mais de 92,4 mil milhões de websites o que significa que, em média, cada português vê mais de 16 mil websites por ano.

Se tem um negócio – não importa se é uma pequena mercearia ou uma grande empresa com alcance internacional – então investir na criação de um website é uma das estratégias que deve implementar se espera impulsionar os seus resultados.

Um website, como sabemos, é um conjunto de páginas web que estão ligadas entre si através de outras ligações. Nesse espaço online, que é a sua casa na Internet, pode colocar todas as informações relativas ao seu negócio e até mesmo vender diretamente os seus produtos. Além disso, estará permanentemente acessível, podendo acumular a informação ou substituir a desatualizada por outra mais recente.

Neste artigo, explicamos quais são os princípios básicos de um site de forma a explicarmos as diferentes partes que o compõe para que possa dar os primeiros passos na criação da sua página online.

Os primeiros passos para fazer um site

A primeira coisa que precisa de saber sobre um website é que é composto por várias partes: o servidor, o domínio e o sistema de gerenciamento de conteúdos.

Como referimos acima, um website é um conjunto de páginas interligadas entre si. Para aceder a um website, precisamos de um navegador como o Internet Explorer, o Google Chrome, o Mozilla Firefox ou outros semelhantes. O que os navegadores fazem é organizar a informação para facilitar a leitura.

Mas para que o website esteja online é necessário alugar um espaço num computador que esteja ligado à rede durante 24 horas por dia. A estes computadores – usados para abastecer todos os conteúdos do website – chamamos servidores. Cada servidor corresponde a um endereço IP (Internet Protocol) como, por exemplo, 193.136.2.193.

Assim, sempre que alguém quiser aceder ao seu website, basta digitar o endereço IP no navegador de pesquisa.

O quê?! As pessoas precisam de decorar um número tão comprido e complexo? Isso complica um bocado a navegação. A verdade é que existe uma solução mais fácil: o domínio de Internet.

Um domínio é um nome fácil de memorizar que, após ser comprado, pode ser associado ao seu website e substitui o endereço IP. Basta chegar ao navegador e digitar um endereço simples para chegar ao website. Noutro artigo do blog Ecossistema Digital vamos ajudá-lo a perceber como é que se compra um domínio e como se verifica se está disponível ou não.

Por último, temos o sistema de gerenciamento de conteúdos, também conhecido como CMS (Content Management System). Trata-se de uma plataforma usada para criar, editar, gerir e publicar os seus conteúdos no website. Não há motivo para complicações: basta aceder ao back office da plataforma e modificar, remover e adicionar os conteúdos.

A relação entre servidor, domínio e sistema de gerenciamento de conteúdos pode ser facilmente explicada se pegarmos no exemplo de uma casa. O servidor é o espaço onde aloja o seu website, ou seja, a casa/edífico; o domínio, por outro lado, é a morada na Internet onde o seu website se encontra; por fim, o sistema de gerenciamento de conteúdos é a própria estrutura que sustenta a casa.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *