Estratégias de SEO que garantem o sucesso de um empreendedor

Optimizar os websites para que possa estar à frente dos seus concorrentes é o objetivo de muitos empreendedores portugueses. Compreenda melhor quais os elementos que podem ajudá-lo a cumprir esse objetivo.

O número de websites em Portugal (e no resto do mundo) está em permanente crescimento e, no nosso país, isto relaciona-se, em parte, com o aumento do empreendedorismo. Cada vez mais pessoas estão a apostar em trabalhos digitais, criando sites e reconhecendo a importância do SEO para se destacarem por entre todos esses novos espaços digitais.


Com o aumento no número de pessoas que estão a fazerem compras online, fazer com que seu website se localize no topo das apresentações dos motores de busca torna-se fundamental. Lembremos que, em Portugal, existe ainda a tendência para que as compras online sejam realizadas em sites e apps estrangeiros, ao invés dos nacionais, principalmente quando falamos do público que mais consome online: os Millennials.


Desse modo, muitos empreendedores estão a compreender cada vez melhor a importância de contratar uma Agência de SEO para melhorar o seu posicionamento no Google e em outros motores de busca.


Hoje, deixamos alguns dos elementos a considerar para conseguir esse melhor posicionamento para o seu site. Veja abaixo.

  1. Widgets e calculadoras

Quando um website apresenta widgets, conversores ou calculadoras online, isso contribui para que os visitantes utilizem os recursos e passem mais tempo na página web.

A integração de calculadoras e conversores – seja de medidas, temperaturas, peso ou outras – irá gerar um espaço de grande utilidade e que motiva os utilizadores a permanecerem no site, fazendo uso das mesmas sempre que têm necessidade. Isto pode também levar a que o website seja guardado nos favoritos para uso futuro, o que garante o retorno do internauta.


A Calconi exemplifica como a integração de calculadoras online ou outros widgets aumenta o tempo de permanência dos utilizadores, sendo um caso no qual a oferta de calculadoras e conversores traduz uma boa estratégia de otimização de SEO.

 

E-Book Empreendedores Digitais
 
  1. Palavras-chave

O uso de palavras-chave é fundamental para direcionar tráfego para o seu site, sendo que essas palavras e expressões correspondem às mais procuradas nos motores de busca.
Para garantir que utiliza os termos mais corretos, encontrará online listas com as palavras mais pesquisadas, podendo verificar por temática com muita facilidade.


Quando constrói os seus textos com recurso a esses elementos, o que está a fazer, no fundo, é a acrescentar valor aos artigos, fazendo com que estes sejam sugeridos no topo das pesquisas dos termos utilizados. Assim, terá um maior fluxo de internautas a abrir o seu site.

 

  1. Estrutura do site

Imagens, widgets e texto fazem parte do seu site. Cada um desses elementos tem uma importância específica e fundamental.


É importante que tenha elementos clicáveis (links) esternos que acrescentem valor e outros que levem os usuários também para outras páginas dentro do próprio site.


Nos textos, deve ter atenção à estrutura e correção. Não escreva frases demasiado longas, já que a dinâmica da web torna esses textos de difícil leitura. Opte por vários subtítulos e listas sempre que possível para facilitar a leitura do usuário. E, claro, evite erros ortográficos e gramaticais.


Quanto às imagens, opte por imagens de sua autoria ou de uso livre, que sejam apelativas para os usuários.

Com estes elementos, estamos certos de que qualquer site consegue adotar a melhor estratégia de SEO e tornar-se mais relevante nas pesquisas de motores de busca como o Google, melhorando o seu tráfego e o tempo de permanência dos usuários na plataforma.

E-Book Criar Primeiro Website
   
Gonçalo Sousa
Gonçalo Sousa

Sou o fundador da Beat Digital, agência de marketing digital que executa Projectos 8 Ps, assim como do Blog Estratégia Digital, que foi criado em 2013 com o objectivo de estimular o estudo de marketing digital em língua portuguesa. Sou jornalista de formação, mas encontrei nesta área multi-disciplinar uma nova linguagem de comunicação que pratico diariamente com muito entusiasmo.

Artigos: 118

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *