Como direcionar tráfego para o site?

Qual é a coisa mais importante para um site? Belo design elegante e estrutura confortável? Conteúdo atraente exclusivo? Talvez velocidade? Tudo isso, é claro, não é de pouca importância. No entanto, o mais importante é o tráfego de qualidade para o site. Mesmo o design mais atraente e o conteúdo interessante não serão úteis se 10 pessoas visitarem o recurso da Web diariamente, 9 das quais são seus amigos.

Na maioria dos casos, a primeira pergunta que o proprietário de um recurso da Internet visita após o lançamento de um projeto na Web é como atrair visitantes para o site e de onde vêm os visitantes reais do site.

Trapacear os visitantes do site – por que é necessário?

Os cliques em um recurso da Web para consultas importantes podem trazer benefícios reais para qualquer site, independentemente de seu tipo, escala e assunto. Isso significa que ordenar os visitantes do site trará muitas vantagens inegáveis:

  • crescimento impressionante em resultados de pesquisa natural para consultas-chave;

  • aumentar as chances de monetização bem-sucedida (por exemplo, por meio de trocas de monetização);

  • aumento na probabilidade de moderação bem-sucedida;

  • crescimento da receita com a venda de banners publicitários (através de exchanges ou anunciantes diretos).

Como aumentar o tráfego para o site – as formas mais populares

Há um grande número de maneiras de aumentar o tráfego e o tráfego do site, respectivamente. Alguns deles são simples e acessíveis a todos, não requerem investimentos financeiros. Outros envolvem custos financeiros para atrair visitantes ao site. Até o momento, o método mais promissor de obter visitantes é gerador de tráfego orgânico. É mais barato e mais seguro, e também dá um resultado rápido e desejável.

A principal tarefa do proprietário é escolher o conjunto ideal de ferramentas e combinar com competência vários métodos para aumentar o número de cliques no recurso da Internet. Só neste caso é possível alcançar o resultado desejado – a promoção do site pelo tráfego e o aumento da lucratividade do proprietário.

Obviamente, uma abordagem integrada para resolver o problema da falta de tráfego requer mais tempo, dinheiro e esforço, mas ao mesmo tempo traz os resultados esperados o mais rápido possível.

Se você precisa de visitantes em seu site, use os seguintes métodos para atrair um público:

 
  • Conteúdo de texto interessante e de alta qualidade . O conteúdo que atende 100% aos requisitos dos mecanismos de pesquisa sempre tem um efeito positivo no tráfego e melhora o tráfego de poucos recursos. É extremamente importante dar atenção especial ao núcleo semântico do site e à inclusão orgânica de palavras-chave de alta frequência. O conteúdo de alta qualidade das páginas do site pode fornecer um bom tráfego para o site, uma classificação consistentemente alta e um bom tráfego por um longo período de tempo.

  • Atualizações periódicas de conteúdo . As atualizações não precisam ser muito frequentes. A regularidade vem em primeiro lugar. Sites com conteúdo francamente desatualizado, sem novos links, caem rapidamente nos mecanismos de pesquisa e saem do TOP do Google. Por isso é importante monitorar constantemente a relevância, singularidade do conteúdo, verificar periodicamente como os textos e artigos atendem às necessidades do público-alvo.

  • Aparência e usabilidade . Estamos falando de um design atraente, uma estrutura de site simples e compreensível e facilidade de uso do recurso. As páginas do site devem ser projetadas de forma que sejam facilmente percebidas pelos usuários. A impressão geral agradável do site é um importante fator de sucesso. É improvável que os visitantes de seu site queiram voltar novamente ou recomendá-lo a amigos se a impressão geral for negativa. Se você deseja determinar a atratividade de um recurso da Internet aos olhos dos usuários, deve avaliar indicadores como profundidade de visualizações, atividade no site, número de rejeições, duração da sessão etc.

  • Aumentando a velocidade do site. Este item está diretamente relacionado à usabilidade e design. A velocidade de download sob quaisquer condições afeta a impressão geral e a opinião dos usuários. Ninguém gosta de esperar muito tempo até que todos os elementos do site sejam carregados. Sites muito lentos raramente se tornam favoritos e entram no TOP dos buscadores. Portanto, a otimização de recursos da web é um critério importante para o sucesso.

  • Corrija trechos de texto . Estamos falando de pequenos fragmentos de texto que aparecem nos resultados da pesquisa junto com um link para o site. Um snippet de alta qualidade deve ser expandido e descrever o conteúdo do site com a maior precisão possível, conter consultas e palavras-chave direcionadas. Graças a uma descrição correta detalhada, o usuário poderá ter uma ideia sobre o site, seu conteúdo. É extremamente importante que o trecho seja conciso e o mais informativo possível, levando a pessoa à transição. Diferentes mecanismos de pesquisa formam descrições de acordo com diferentes critérios, que devem ser levados em consideração ao planejar atrair tráfego para o site.

  • Versão móvel do site. Cada vez mais usuários da Internet usam gadgets para pesquisar as informações necessárias na Web e fazer compras. Portanto, ferramentas eficazes para aumentar o número de cliques no site devem levar em consideração as diferentes versões móveis. Sites otimizados para gadget superam seus concorrentes não otimizados. Se você não se certificou de que o recurso da Web funcione perfeitamente em dispositivos móveis, certamente perderá parte do tráfego. O know-how e os designs adaptativos resolverão o problema, graças ao qual o site será exibido igualmente corretamente em diferentes dispositivos técnicos.

  • Linguagem de interface diferente . Se o seu site tiver clientes em potencial em países estrangeiros, vale a pena gastar dinheiro e instalar várias versões do recurso da Web com a possibilidade de selecionar o idioma da interface. Graças a isso, você receberá muitos visitantes adicionais no site e um aumento constante no tráfego direcionado.

Onde comprar visitantes para o site?

Hoje, existem dezenas de sites e empresas na Web que oferecem a comprar tráfego para site. Antes de usar métodos de promoção pagos, vale a pena experimentar métodos naturais que proporcionem um aumento no número de visitantes do site. Além de configurar e modificar o próprio site, o seguinte ajudará você a obter tráfego direcionado:

  • Publicidade em banner . Um clássico que não perdeu sua relevância ao longo dos anos. Esse tipo de publicidade é bastante caro, tem uma bela aparência atraente, mas ao mesmo tempo levanta muitas questões sobre a eficácia. Se levarmos em conta a relação entre o preço da publicidade e o número de cliques, ela é significativamente inferior em termos de eficácia a outros métodos de atração do público-alvo. A publicidade em banner funciona melhor em questões de promoção de imagem. Os banners são escolhidos por empresas grandes e conhecidas, muitas das quais nem vendem seus produtos online. É importante para eles que a pessoa se lembre da marca e a associe a algo de alta qualidade, confiabilidade e luxo.

  • Otimização para Mecanismos de Busca (SEO). Uma das maneiras básicas mais importantes de obter tráfego direcionado para um site. A otimização adequada nos mecanismos de pesquisa permite ocupar posições TOP nos resultados dos mecanismos de pesquisa, o que garante automaticamente um alto tráfego de SEO. O SEO é como as frutas mais bonitas da prateleira da loja, que estão mais próximas e pedem as mãos do comprador. No entanto, alguém os ajudou a estar na prateleira. Alguém pré-lavou, esfregou até dar brilho e colocou um lado bom para um comprador em potencial, para que ele não hesitasse um minuto e escolhesse. Se o site tiver conteúdo de alta qualidade e conteúdo máximo, enquanto o conteúdo é atualizado regularmente e traz benefícios reais, o tráfego de SEO está crescendo rapidamente.

  • Publicidade contextual . Alguns anos atrás, a publicidade contextual era considerada o método mais acessível e eficaz de atrair tráfego barato. Ela custou um centavo, mas ao mesmo tempo trouxe muitas transições. A demanda em constante crescimento e a oferta limitada fizeram seu trabalho – os preços da publicidade contextual saltaram para alturas sem precedentes, o que reduziu a eficácia dessa ferramenta.

 

 
Gonçalo Sousa
Gonçalo Sousa

Sou o fundador da Beat Digital, agência de marketing digital que executa Projectos 8 Ps, assim como do Blog Estratégia Digital, que foi criado em 2013 com o objectivo de estimular o estudo de marketing digital em língua portuguesa. Sou jornalista de formação, mas encontrei nesta área multi-disciplinar uma nova linguagem de comunicação que pratico diariamente com muito entusiasmo.

Artigos: 98

Responder

O seu endereço de email não será publicado.