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Dicas para melhorar a experiência dos clientes na loja online

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Dicas para melhorar a experiência dos clientes na loja online

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Apesar de Portugal continuar abaixo da média europeia quando o assunto são compras online, a realidade é que esse número subiu, quando comparado a 2019. Segundo as informações divulgadas em sapo.pt, 51% dos portugueses que usa a internet, também faz compras online.

Se tem uma loja e quer ser uma das escolhas dos consumidores, terá de apostar na melhoria da experiência do utilizador. As 4 dicas que se encontram de seguida são um excelente ponto de partida.

1 – Tenha uma boa plataforma

De nada serve ter um excelente marketing, consumidores fiéis e excelentes produtos e promoções, se a sua plataforma é difícil de usar ou a velocidade de carregamento está muito abaixo do que seria o ideal. Afinal, ninguém gosta de ficar a olhar para uma página a carregar.

O melhor que pode fazer nestes casos é analisar a velocidade de carregamento do seu website e entender se está dentro dos parâmetros considerados aceitáveis. Caso contrário, a melhor hipótese será entrar em contacto com uma equipa de especialistas para que estes possam otimizar a loja.

Além da velocidade, o próprio website deve ser simples visualmente, para que o consumidor encontre tudo o que procura sem quaisquer dificuldades.

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2 – A organização da loja é a chave

A loja online deve permitir o seu uso de forma intuitiva, de modo a que o consumidor tenha uma navegação fácil. O processo que vai desde a escolha do produto até à compra do mesmo deve ser o mais simples possível.

Deve, ainda, ser simples encontrar os termos e condições da loja, a página de perguntas frequentes, as informações de conta – e a alteração dos dados –, entre outros.

Os produtos também devem ser encontrados com facilidade caso queira que o seu consumidor tenha uma boa experiência. Neste caso, tome como exemplo o caso da Holyart, o maior portal online especializado na venda de artigos religiosos e que se encontra em atividade desde 2007.

Entrando na loja, além das categorias maiores, também tem uma página que remete para produtos associados ao Natal. Essa página, no natal, é excelente para direcionar os consumidores para produtos necessários nesta altura festiva, sem que os mesmos tenham de perder muito tempo na procura.

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Outra página que se destaca é a “Outlet”, que inclusivamente tem uma cor de destaque, onde os consumidores têm acesso aos produtos que se encontram em promoção.

Portanto, antes de passar para os próximos passos, perca algum tempo a organizar os produtos e páginas dentro da loja. Lembre-se de, tal como no caso acima, criar sempre categorias e páginas mais abrangentes.

3 – Invista num bom apoio ao cliente

Os portugueses têm reclamado devido ao atraso nas entregas das suas compras online. Se só por si, esse atraso é uma má experiência para os consumidores, imagine se o apoio ao cliente não for o melhor e não se preocupar, verdadeiramente, com os problemas que o consumidor enfrenta.

Esperemos que nunca seja necessário, mas a verdade é que ter um bom apoio ao cliente irá fazer com que os consumidores se sintam mais seguros com a loja e voltem novamente para fazer as suas compras.

Mas como ter um bom apoio ao cliente na sua loja? Tente, ao máximo, colocar em prática os pontos que se seguem:

  • Garanta um tempo de atendimento curto;
  • Tente, sempre que possível, resolver o problema do consumidor neste primeiro contacto;
  • Tenha vários canais de atendimento e, se for possível, tenha opções com janela horária alargada;
  • Mantenha a proatividade nas conversas. Afinal, o consumidor quer alguém que realmente esteja empenhado em resolver o problema em questão;
  • Peça feedback e dê a atenção necessária a esse feedback, para que melhore em atendimentos futuros.

4 – Mais importante: esteja atento

O meio online veio dar voz a todos os consumidores. Sendo assim, agora mais que nunca, é importante dar atenção às opiniões dos consumidores e melhorar de acordo com o feedback fornecido.

Uma das formas mais diretas de receber esse feedback é através de questionários. Nesses questionários, os consumidores podem dar a sua opinião sincera e, em troca, receber um incentivo, como um desconto na loja. Todos saem a ganhar.

Com estas dicas, conseguirá melhorar a sua loja online e também a experiência dos seus consumidores.

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