Home / Empreendedorismo /

Já não existem dúvidas: a Transição Digital chegou para ficar!

[rev_slider mm]

Já não existem dúvidas: a Transição Digital chegou para ficar!

ProfileMate

Seguramente ao ler o título poderá ser levado a pensar que tanto a sua empresa como o seu emprego já tratam o ecossistema digital como trivial há bastante tempo, reconhecendo as inúmeras vantagens e algumas desvantagens desta forma de viver e trabalhar.

Graças à pandemia, muitas das grandes consultoras mundiais de relevo assumem que a adoção de uma transição digital no local de trabalho avançou mais de 10-15 anos. Muito em culpa das restrições de movimentação, ou o dito confinamento, que obrigaram da noite para o dia que milhares de funcionários tivessem de se adaptar forçosamente a um estilo de vida e trabalho que desconheciam parcial ou completamente.

Algumas indústrias relevantes já iniciaram a sua transição para o espaço digital, provavelmente para assim, alterarem para sempre a forma como nos relacionamos com elas. Outras pessoas viram-se para mercado alternativos, utilizando plataformas como a Crypto Genius, que assumiu a liderança como o melhor software de negociação automatizado no espaço criptográfico devido à sua alta porcentagem de precisão.

Pequenas e Médias Empresas (PME)

Cada vez mais cientes da necessidade da proximidade e imediatismo a que o mercado atual obriga quando um prospeto cliente procura um serviço ou produto, as PME estão entre o primeiro segmento a ter entendido a importância de uma presença digital forte.

Independentemente do segmento de negócios em que este tipo de empresas opere, estão cientes da importância de uma visibilidade aumentada que apenas a adoção de uma presença online lhes pode conferir.

Imobiliárias e Viagens

As limitações na movimentação de milhões de pessoas obrigaram ao acelerar e adaptar de novas tecnologias de forma a alterar o paradigma em que muitos segmentos de negócio assentavam.

No caso das imobiliárias, uma vez comprometida a capacidade de interação entre agente imobiliário e cliente, levou a fantásticos desenvolvimentos tecnológicos que terão mudado em muito a metodologia como se visitam, arrendam, compram e vendem imobiliário.

Também no segmento das viagens, cada vez mais presentes no mundo conectado, o objetivo foi fazer chegar ao cliente os pacotes de viagens mais apelativos com inúmeras formas de personalização. Assim, a agência de viagens tradicional caiu em desuso e são já poucas as empresas deste segmento que ainda têm lojas físicas onde é possível adquirir este tipo de produto.

E-Book Empreendedores Digitais
 

Música

Poucas indústrias se adaptaram tão profundamente e com uma mudança de paradigma tão radical como a indústria da música. Ciente da ameaça que a internet apresentava para o seu modelo de negócio, nomeadamente com as primeiras plataformas de pirataria de música como a Napster, não tardaram em pegar nessas ideias e reformula-las através de um conceito corporativo.

Hoje em dia, as aplicações de streaming de música estão por todo o lado e as lojas de CDs – juntamente com os agora populares vinis – são meramente boutiques pontuais e vintage que apelam mais a entusiastas do que à esmagadora maioria dos consumidores.

Telecomunicações

A indústria das telecomunicações revolucionou a forma como opera e, simultaneamente, como todos operamos no mundo.

Ao considerarmos a tecnologia de apenas algumas décadas atrás, este segmento era nomeadamente movido pela necessidade da troca de informação de forma rápida e eficaz. O telefone foi o pináculo tecnológico que levou a uma das mais profundas transformações económicas e ajudou a cimentar a transição para o mundo digital.

Atualmente, as empresas deste segmento são verdadeiras forças a nível mundial que influenciam não apenas a forma como comunicamos, mas também como consumimos inúmeros serviços que vão desde o entretenimento até ao já trivial acesso à internet.

Será expetável que os próximos anos incluam formas ainda mais completas de conetividade enquanto nos deixamos “invadir” pelo mundo digital. A forma como efetuamos inúmeras tarefas no quotidiano foi profundamente alterada graças a esta simbiose.

O quer que o futuro traga, será seguramente mais interativo, ainda mais conectado e automatizado.

E-Book Criar Primeiro Website
   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *