Home / Desenvolvimento de Sites /

5 coisas que todos os programadores web devem saber

programadores web

5 coisas que todos os programadores web devem saber

Muitas pessoas gostariam de trabalhar em desenvolvimento web e iniciar uma nova carreira, mas simplesmente não sabem por onde começar. Devem aprender a trabalhar com código? Obter experiência a trabalhar numa startup? Começar uma ideia e lançar o seu próprio negócio?

Para quem não está ainda no mercado da tecnologia, pode parecer extremamente difícil, até mesmo quase impossível, entrar no mercado do desenvolvimento web e começar a trabalhar como programador web.

Mas neste post estamos aqui para lhe dizer que não é assim tão difícil obter as habilidades que precisa para se tornar um programador web. Com o apoio certo, motivação, conhecimento e experiência a sua carreira como programador web pode estar ao seu alcance.

Ao longo dos próximos parágrafos vamos discutir que passos pode dar para se tornar um programador web e assegurar um emprego nesse mercado.

5 segredos que todos os programadores web precisam de saber

Tenha uma meta

Decida em primeiro lugar aquilo que quer criar. Tem uma ideia para a próxima grande rede social? Tem uma ideia para um aplicativo revolucionário? Uma ferramenta útil que não encontra em lado nenhum? Se acha que consegue dar forma a essa ideia, ponha então mãos à obra. A sua app pode ser algo que ajude a sua família, colegas de trabalho ou que seja mesmo útil quando for viajar. Inicialmente, tente projetar metas simples mas concretizáveis. Só mais tarde, quando se sentir mais confortável a lidar com programação, poderá começar a dar passos mais longos.

Aprenda Código

Para criar um aplicativo ou qualquer outro software precisa primeiro de aprender programação pura e dura. Embora aprender código web não seja propriamente fácil, hoje a Internet coloca nas nossas mãos muitos recursos para aprender a fazer código. Além de vídeo tutoriais no YouTube, existem ainda dezenas de blogs criados por programadores web dispostos a partilhar aquilo que sabem. Isto sem pôr de lado também os muitos cursos digitais que ensinam detalhadamente, a partir do mais básico, tudo o que precisa de saber para programar código eficientemente.

Copie códigos legais

Copiar códigos legais que encontre em grandes sites é uma excelente lição para estudar programação e se tornar num programador web. Procure códigos de widgets, vídeos, imagens e qualquer outro elemento disponibilizado na página fonte de um website. Experimente moldá-los e adicionar esses novos códigos àquele que está a desenvolver. Porém, tente sempre perceber o que está a fazer. No final do dia, esta é uma ótima maneira para aprender novas habilidades e impressionar os seus amigos por ter algo avançado para mostrar logo no início da sua aprendizagem. Sites como TryRuby são extremamente importantes para testar tudo aquilo que aprendeu a partir do navegador, sem ter necessariamente de descarregar algum software.

Mostre o seu trabalho

Quando se está a lançar para o mercado como programador web, não importa os certificados de aprendizagem que tiver guardados na gaveta lá de casa. O que importa é mostrar trabalho e ter consigo um catálogo diversificado que mostre tudo o que fez a nível de programação de websites, aplicativos ou qualquer outro trabalho onde tenha demonstrado o seu talento para a programação web.

Conheça o mundo da programação

Caso seja convidado para uma entrevista para um cargo como programador web, prepare-se bem para ter de responder a algumas perguntas técnicas. Além de ser uma mais-valia para se superar no mercado da programação web, a informação técnica prova que conhece o mundo da programação e as suas particularidades. Viste sites como o StackOverFlow, envolva-se em discussões em fóruns com outros programadores web e  faça perguntas sobre todas as dúvidas que tiver. Assim, vai conseguir construir o seu perfil e reputação enquanto programador web para mais facilmente assegurar uma oportunidade de trabalho quando esta surgir.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *