Home / Estratégia Digital /

Como fazer publicidade digital e anunciar no Google AdWords

google adwords

Como fazer publicidade digital e anunciar no Google AdWords

Nos últimos anos, muitos profissionais de Marketing Digital têm assentado as suas estratégias de comunicação em publicidade na Internet. A publicidade digital, ao contrário da publicidade televisiva, radiofónica e impressa, é a que apresenta atualmente as taxas de crescimento mais altas.

Porém, embora existam várias modalidades de publicidade na Internet, mas é a publicidade nos motores de pesquisa online aquela que tem registado um maior crescimento, especialmente a que é feita através do Google Adwords. Neste artigo, é exatamente sobre o Google Adwords que falo, explicando primeiro em que consiste este sistema e apresentando de seguida um guia curto para entender como anunciar nesta ferramenta do Google.

Preparado? Vamos lá então.

O que é o Google Adwords?

Para quem não conhece, o Google AdWords é um serviço de publicidade online que permite a qualquer anunciante pagar para promover os seus anúncios através do Google. Esta ferramenta assenta essencialmente num modelo de publicidade Pay Per Click (Pago por Clique) que garante que o tráfego que entra no seu site é qualificado. Porquê? Porque todas as pessoas que encontram o seu site digitaram no Google certas palavras-chave pelas quais você está a pagar.

Uma vez que digitaram essas palavras-chave por interesse próprio, os utilizadores que recebem a sua página nos resultados de pesquisa terão interesse no seu conteúdo. E já imaginou os benefícios de aparecer na primeira página dos motores de pesquisas? Se o seu website contar com informação relevante e com qualidade, pode conseguir milhões de visitas e facilmente obter conversões positivas!

Já de seguida neste post, aponto aquelas que acredito serem as 3 maiores vantagens de investir no sistema de publicidade do Google Adwords e porque lhe pode trazer os resultados que tanto procura.

É mensurável

Com o Google AdWords todos os aspectos da sua campanha de marketing são mensuráveis: o número de cliques, o número de impressões, a taxa de cliques (CTR), o número de conversões, a taxa de conversão, o custo por clique (CPC), custo por aquisição (CPA), e muito mais. Assim, torna-se extremamente fácil medir o retorno do investimento (ROI) e perceber se a estratégia está ou não a resultar.

Não tem custos fixos

Um dos principais benefícios do Google AdWords é a flexibilidade do orçamento. Os utilizadores desta ferramenta só pagam quando alguém clica no seu anúncio (ou seja, você paga por clique) e é você quem determina exatamente quanto quer gastar numa campanha. Quanto está disposto a pagar para que o seu anúncio apareça aos utilizadores? As opções são ilimitadas.

Para além do mais, se está a trabalhar com profissionais qualificados, o desempenho da campanha será otimizado para que o custo do clique diminua gradualmente ao longo do tempo. Imagine que tinha investido 50 euros numa determinada palavra-chave mas que, com o passar do tempo, o Google reconhecia que a concorrência para essa palavra não era forte o suficiente para que fizesse um investimento tão alto. O que acontece? O Google notifica-o e ajusta automaticamente o orçamento, para que possa na mesma ver um aumento no tráfego sem gastar tanto dinheiro.

Valoriza o seu conteúdo

O Google tem como trabalho apresentar os resultados mais relevantes como resposta à pesquisa dos cibernautas. Por isso mesmo, os anunciantes que pagarem grandes orçamentos de marketing não vão necessariamente obter as melhores posições nas páginas de pesquisa, nem o melhor ranking. Porquê? Porque o conteúdo importa sempre.

Cada vez que um utilizador procura uma palavra-chave no Google, acontece uma espécie de leilão entre os anúncios. Este leilão determina como serão organizados os resultados na página de pesquisa. Por exemplo, se está a pagar 10 euros para a palavra-chave “Marketing Digital” e o seu concorrente está a pagar 20 euros para a mesma palavra, isto não significa que o anúncio do seu concorrente fique necessariamente acima do seu.

O Google tem em consideração vários fatores ao determinar a classificação do anúncio. Se as suas campanhas do Google AdWords geralmente têm uma maior taxa de cliques do que a do seu concorrente, então a probabilidade do seu anúncio receber cliques é maior, já que vai ser indexado acima do seu concorrente.

Da mesma forma, o Google tem em consideração o seu site e a página para onde está a direcionar o tráfego pago (a página de destino). Se a qualidade da página de destino for mais relevante para a consulta de pesquisa do que a página de destino do concorrente, então vai-se suceder a mesma situação: o seu resultado aparecerá primeiro.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *