Home / Casos de Sucesso /

Younited já é a maior plataforma de crédito e de pagamento na Europa

[rev_slider mm]

Younited já é a maior plataforma de crédito e de pagamento na Europa

Uma fintech líder europeia no setor de créditos pessoais, a Younited quer facilitar a vida dos consumidores e empresas que procuram financiamento pessoal e soluções de pagamento de longo prazo. Em 2018, a Younited realizou com sucesso a segunda maior ronda de financiamento do mercado fintech francês. Somando o novo financiamento agora anunciado no valor de 170 milhões de dólares, a Younited eleva para 400 milhões de dólares o montante total captado desde a criação da fintech em 2012.

A ronda que decorreu recentemente contou com dois novos investidores internacionais de renome, Goldman Sachs Asset Management (“Goldman Sachs”) e Bridgepoint, com os acionistas atuais, Eurazeo, Bpifrance Large Ventures e AG2R La Mondiale.

Este financiamento será utilizado para três objetivos estratégicos: consolidação da presença na Europa, lançamento de novos produtos financeiros – como o Younited Pay – e no desenvolvimento de tecnologia inovadora e novas parcerias.

100% tecnológica e focada no cliente, o modelo da Younited já demonstrou o seu valor

A Younited foi criada com o objetivo de melhorar a experiência de crédito, que ainda é muitas vezes opaca e enganosa. À semelhança de outras plataformas, como o software oficial Bitcoin Circuit, esta empresa tenciona colaborar ativamente na melhoria das condições financeiras da sociedade.

A Younited, uma empresa francesa do #Next40, está presente em cinco países, cobrindo um mercado de mais de 265 milhões de consumidores europeus, e financiou mais de €2,6 mil milhões desde seu lançamento em 2012.

Com esta nova ronda de financiamento, a Younited reafirma a sua ambição de continuar a simplificar toda a experiência excessivamente complicada dos créditos e pagamentos. A plataforma cloud SaaS da Younited permite o uso total dos dados bancários, disponibilizados graças à nova diretiva europeia PSD2.

Sendo uma empresa orientada para a análise e gestão de dados, a Younited desenvolveu tecnologias de ponta para fornecer propostas de crédito e pagamentos responsáveis e transparentes para os consumidores. Em constantes processos de melhoria da experiência de cliente, a plataforma oferece uma resposta transparente e instantânea às solicitações de financiamento.

Lançadas em 2018, as ofertas B2B Parceiros Younited são trabalhadas com empresas (bancos, seguradoras, telcos, e-merchants, empresas de tecnologia, etc.) que querem fornecer aos seus clientes soluções de crédito ao consumo ou de fracionamento de pagamentos 100% digitais.

Até à data, estas soluções já são trabalhados por cerca de trinta empresas, incluindo neo-bancos, instituições financeiras e seguradoras como o Orange Bank, N26, Wizink, Admiral-Conte, HSBC France, Fortuneo, Lydia, bem como grandes operadores de telecomunicações, comércio electrónico e tecnologia como Free, Microsoft e LDLC. Até 2021, esta atividade deverá representar cerca de 30% do rendimento líquido bancário da Younited.

Uma instituição de crédito totalmente autorizada e regulada pela UE – o único operador que obteve a licença de instituição de crédito em França nos últimos vinte anos, permitindo chegar a consumidores do retalho – a Younited é o único operador no mercado europeu que agora oferece uma integração perfeita de API para créditos de curto e longo prazo. Os produtos de financiamento e pagamento oferecidos estão em total conformidade com os regulamentos bancários europeus, tornando-os fáceis de implantar em toda a UE.

“Esta nova ronda de investimento vem permitir um forte investimento em tecnologia mais disruptiva e em produtos baseados na análise de dados, para o benefício dos nossos clientes e parceiros. Além disto, trata-se de uma oportunidade para incluirmos dois novos investidores internacionais de renome, a Goldman Sachs e a Bridgepoint que, graças à sua larga experiência em financiamento e tecnologia, e juntamente com os nossos atuais acionistas, vão ajudar-nos a transformar a Younited num líder mundial em tecnologia de crédito e pagamento”, afirma Charles Egly, CEO e co-fundador da Younited.

“Com esta nova injeção de capital, a Younited ganha maior impulso para fortalecer a sua presença nos mercados onde já opera, como o caso de Portugal, consolidando e industrializando as soluções B2B como o Younited Pay.” Explica Annie Criscienti, Deputy CEO da Younited para Portugal, acrescentando que “o consumidor português é naturalmente mais receoso na compra online de serviços financeiros, muito possivelmente pela crise de confiança no setor bancário, mas também pela menor adoção de soluções tecnológicas. A pandemia veio alterar comportamentos e sentimos um mercado totalmente diferente, mais aberto e mais disponível. O futuro contará certamente com o crescimento da Younited em Portugal.”

170 milhões para alcançar três objetivos estratégicos

Os fundos serão agora utilizados para consolidar a presença da Younited no mercado europeu, nomeadamente em França, Itália, Espanha, Portugal e Alemanha, representando estes últimos quatro países 40% das receitas (resultado bancário líquido).

A Younited pretende ainda lançar e industrializar a sua oferta B2B, para conquistar novos mercados e expandir a sua rede de parceiros. Neste sentido, a fintech anuncia ainda o lançamento do Younited Pay, previsto para o segundo semestre de 2021, um novo método de pagamento que permitirá às empresas do retalho fornecerem planos de pagamento repartidos por 3 a 48 meses.

Já utilizado em França por alguns dos mais importantes websites de e-commerce, como Free, Micromania e LDLC, e em Itália pelos principais distribuidores dos produtos Apple, o Younited Pay permitiu o financiamento de várias centenas de milhares de cestos de compras. Este método de pagamento estará disponível tanto online como em pontos de venda físicos, onde tem verificado uma utilização excecional, com mais de 50% dos pagamentos efectuados pelo Younited Pay desde Janeiro de 2021 a serem feitos em loja.

A fintech, que atualmente conta com uma equipa de 440 colaboradores espalhados por Paris, Roma, Barcelona e Munique, tem ainda planos para recrutar mais de 200 pessoas até ao final de 2022.

Por fim, a Younited estabeleceu ainda o objetivo de acelerar a sua estratégia de inovação de produtos, com base em dados e inteligência artificial, e desenvolver novos serviços de apoio financeiro personalizados.

“Em nome do Conselho Fiscal, gostaria de expressar o nosso prazer em receber a Bridgepoint e a Goldman Sachs na nossa empresa para este aumento de capital, o maior desde que a empresa foi lançada. Estamos todos totalmente empenhados, juntamente com Charles Egly, Geoffroy Guigou e as suas equipas, em apoiar esta muito ambiciosa próxima etapa, apostada no desenvolvimento da Younited. Já somos um líder europeu entre as fintechs, e estou convencido de que a Younited tem tudo o que é preciso para se tornar um player líder no ecossistema do crédito e dos pagamentos”, comenta Gilles Grapinet, CEO da Worldline e Presidente do Conselho Fiscal da Younited.

 

Já para Yann du Rusquec, Partner na Eurazeo, este passo deixa-o “muito orgulhoso por poder apoiar esta bela empresa do Next40, assim como o seu plano de negócios para acelerar e melhorar a simplificação do crédito e do pagamento, duas questões económicas fundamentais.”

“O recente fortalecimento das parcerias operacionais da Bpifrance com a Younited são prova da confiança que temos na qualidade da sua equipa e na robustez e agilidade das suas soluções tecnológicas disruptivas. Temos muito orgulho em poder testemunhar e apoiar a Younited nesta angariação de fundos, realizada com investidores cuja qualidade atesta a maturidade, potencial e ambições da empresa”, afirma Arnaud Caudoux, Director Geral Adjunto da Bpifrance e membro do Conselho Fiscal da Younited.

“Apoiamos plenamente a missão da Younited em proporcionar aos consumidores e às empresas o acesso a soluções de financiamento mais simples, rápidas e transparentes, possibilitadas pela tecnologia, de modo a tornar os seus planos uma realidade. Ficámos impressionados com o talento da sua equipa, a qualidade da sua infraestrutura tecnológica e a força da sua cultura, focada no cliente. Estamos entusiasmados por estabelecer uma parceria com Charles, Geoffroy e a sua equipa, para lançar as suas soluções inovadoras em toda a Europa”, salienta Alexandre Flavier, Diretor Executivo, Goldman Sachs Asset Management.

Por fim, Carl de Vergie, diretor da Bridgepoint, acrescenta que “a Younited tem recursos tecnológicos excepcionais, a que se junta uma liderança visionária. O seu ADN está totalmente alinhado com a estratégia da Bridgepoint, em apoiar os melhores empreendedores e as empresas de tecnologia no seu mercado, e estamos muito entusiasmados por apoiarmos as suas fortes ambições de crescimento.” 

Sobre a Younited

A Younited é a fintech líder da Europa com o objetivo de transformar a indústria de crédito e pagamentos. Através da sua oferta de créditos pessoais, soluções de pagamento alargadas e oferta de coaching de orçamento, a Younited permite que os clientes concretizem os seus projetos, com segurança e simplicidade.

A Younited fornece os seus serviços financeiros a particulares: crédito pessoal reembolsável até 50.000 euros, soluções de parcelamento, assessoria de orçamento e depósitos a prazo fixo. Por outro lado, também fornece soluções de tecnologia SaaS Bank-as-a-Service para empresas (bancos, seguradoras, telecom, e-merchants, empresas de tecnologia, etc.) que queiram fornecer alternativas de crédito ou de parcelamento de faturas 100% digitais.

A Younited é uma instituição de crédito regulada e autorizada pela UE, e está presente em França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e Áustria e conta com mais de 440 colaboradores.

Desde seu lançamento em França em 2012, a Younited arrecadou mais de US $ 400 milhões e concedeu mais de € 2,6 mil milhões em créditos. Também faz parte do prestigioso programa Next40, uma iniciativa do governo francês para apoiar as 40 empresas francesas com maior potencial para se tornarem líderes tecnológicos em todo o mundo.

Mais informação: pt.younited-credit.com e no LinkedIn.

Sobre a Eurazeo

A Eurazeo é um grupo líder global de investimento com 22,7 mil milhões de euros de ativos diversificados sob gestão, incluindo 16 mil milhões de euros investidos por conta de terceiros numa carteira de 450 empresas. Com experiência em private equity, dívida privada, ativos imobiliários e infraestruturas, o Grupo apoia empresas de todas as dimensões, alavancando o empenho dos seus quase 300 colaboradores, a sua profunda experiência setorial, o seu acesso privilegiado aos mercados globais e a sua abordagem responsável à criação de valor baseada no crescimento.

A sua participação institucional e familiar, a sua sólida estrutura financeira sem dívida estrutural e o seu horizonte de investimento flexível, permitem-lhe apoiar empresas a longo prazo. A Eurazeo tem escritórios em Paris, Nova Iorque, São Paulo, Seul, Xangai, Singapura, Londres, Luxemburgo, Frankfurt, Berlim e Madrid.

A Eurazeo está listada na Euronext Paris ISIN: FR0000121121 – Bloomberg: RF FP – Reuters: EURA.PA

Sobre a Bpifrance e o Grande Fundo de Risco

Os investimentos de capital próprio da Bpifrance são feitos através da Bpifrance Investissement. A Bpifrance financia empresas – em todas as fases do seu desenvolvimento – com crédito, garantias e capital próprio, apoiando-as nos seus projectos de inovação e a nível internacional. A Bpifrance também lhes fornece uma vasta gama de produtos para as suas atividades de exportação.

O aconselhamento, a universidade, o trabalho em rede e os programas de aceleração para start-ups, PMEs e ETIs também fazem parte da oferta feita aos empresários. Graças à Bpifrance e aos seus 49 escritórios regionais, os empresários beneficiam de um contacto próximo, único e eficiente para os ajudarem a enfrentarem os seus desafios.

O Large Venture é o fundo de crescimento da Bpifrance de 1,75 mil milhões de euros dedicado às empresas de tecnologia de elevado potencial, com o objectivo de promover a emergência de campeões franceses, futuros líderes mundiais nos seus mercados. O Large Venture é ativo na governação e tem uma visão de longo prazo. Adota sempre uma abordagem de co-investimento com uma posição de líder ou seguidor.

O Large Venture participa em campanhas de angariação de fundos de mais de 20 milhões de euros, com um ticket inicial mínimo de 10 milhões de euros. O fundo já investiu em mais de 55 empresas desde a sua criação em 2013.

Sobre a equipa de crescimento de património da Goldman Sachs Asset Management Growth Equity

Fundada em 1869, a Goldman Sachs Group, Inc. é líder mundial em bancos de investimento, mercados de capitais e gestão de ativos. A Growth Equity, dentro da Goldman Sachs Asset Management é a equipa dedicada, com mais de 25 anos de experiência em investimentos, mais de 8 mil milhões de dólares em ativos sob gestão e 9 escritórios em todo o mundo. Para mais informações, visite: https://www.growth.gs.com

Sobre a Bridgepoint

A Bridgepoint é um gestor global de ativos alternativos que fornece soluções de financiamento de capital e dívida a empresas de mercado intermédio. Bridgepoint concentra-se em investir em empresas com fortes posições de mercado e com potencial para criar valor através do crescimento e melhoria operacional. Com mais de 26 mil milhões de euros de ativos sob gestão, a Bridgepoint investe através de uma rede de escritórios na Europa, EUA e China em seis sectores principais – Digital, Tecnologia e Media, Serviços Financeiros, Bens de Consumo, Industriais, Saúde, MedTech e Pharma, e Serviços Empresariais.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *