
SMM real: como promover adequadamente uma marca nas redes sociais em 2021?
O ano 2020 definiu um objetivo específico para os marqueteiros de redes sociais: responder rapidamente e adaptar-se às novas tendências. A pandemia aumentou a relevância de marcas online muitas vezes, ao criar uma tendência para conteúdos gerados pelo usuário.
Por que SMM é importante?
O público das redes sociais cresce sem pestanejar. Somente este ano, o número de usuários aumentou 12,3%. As redes sociais são usadas por mais de 50% da população mundial, isso é, mais de 4 bilhões de potenciais clientes!
Dados esses números, as marcas simplesmente não conseguem se dar ao luxo de ignorar as redes sociais. Na realidade de 2021, é melhor não desenvolver um site do que estar presente nas plataformas de redes sociais. As vantagens dos sites de redes sociais são óbvias:
- contato direto com o público;
- interação instantânea;
- construção de uma comunidade ativa.
Mas isso pode ser conquistado apenas com uma estratégia competente, conteúdo de alta qualidade e tendências reais de SMM.
Gerações Z e ἄ
Hoje em dia, as tendências das redes sociais são criadas por duas gerações:
Geração z: pessoas nascidas e 2000 a 2010;
Geração ἄ: pessoas nascidas desde 2010.
São elas quem substituem com confiança os milennials, agora considerados o principal público de consumidores online. Logo os “zetas” e “alfas” ficarão solventes, portanto, ganhar a atenção desse público é uma tarefa de prioridade para as marcas. Comunique-se com os jovens nos seus assuntos de interesse e articule visualizações da marca em problemas-chave: igualdade, auto-ajuda, política, pandemia ou finanças. As vendas seguirão o interesse elevado.
Sem conteúdos falsos
A propagação das fake news em 2020 foi enorme. A parte do leão foi tomada pela Covid-19. Mas além da pandemia, houve uma quantidade gigante de posts com informações não confirmadas.
O público está cansado de fakes. Em 2021, preste muita atenção à reputação: verifique a origem das informações com mais cuidado e não dependa de conteúdos maliciosos apenas pela “fama”.
Naturalidade
Seguindo a onda, limpe o conteúdo de qualquer “ostentação”. Enganações, ostentação, posturas forçadas e sorrisos falsos são coisas do passado. Hoje, é permitido que as pessoas e as empresas mostrem quem realmente são.
Mas isso não deve ser feito às custas de conteúdos de qualidade. Abertura, sinceridade e naturalidade devem ser complementadas pelo profissionalismo e esforços compreensivos nas postagens.
Use serviços especiais para fazer o design adequado da sua conta. Um ótimo exemplo é o POSTOPLAN, uma plataforma automática de criação e promoção de conteúdos. Com ele, todos podem criar uma estratégia competente de promoção de SMM. Um número crescente de pessoas verá seu conteúdo, o que será um aumento de 40% no número de clientes, sem custos de publicidade. Como resultado, você poupará até 90% no marketing de redes sociais.
Nostalgia
Após a pandemia, as emoções positivas estão em falta na sociedade. Memórias felizes ajudam a preencher o conteúdo com positividade. A tendência da mídia de flashbacks e nostalgia será relevante não só pelas informações, mas também para conteúdos de publicidade.
Adaptando-se ao coronavírus
Mesmo após as campanhas de vacinação em massa e a queda na incidência, as áreas de interesse dispostas durante a pandemia não cairão. Portanto, sinta-se à vontade para usar referências à saúde, união de pessoas, motivação, distanciamento social, compras online, etc. no conteúdo da sua marca.
Outras tendências reais de SMM para 2021 incluem:
- criar conteúdos gamified: interativo, entretenimento e interação online;
- transicionar de sorrisos para memes;
- envolver microblogueiros com um público mais unido, oferecendo um custo baixo de cooperação.