Poker e Marketing Digital: uma relação improvável

Há conceitos com uma química natural. Já outros são totalmente opostos. Contudo, há ainda alguns com relações improváveis. Este artigo aborda uma dessas afinidades.

Muitos dirão que não combinam. Outros acharão estranho. No entanto, poker e marketing digital têm muito que se lhe diga quando combinados. Uma coisa é certa, a evolução do marketing não é estanque, assim como a do poker. Ambos souberam-se adaptar aos novos tempos.

Nesse sentido, ainda que possam parecer, então, um par improvável, a verdade é que várias estratégias utilizadas no jogo de poker podem ser bastante eficazes no mundo do marketing digital.

Vejamos cinco estratégias do poker que funcionam no campo do marketing digital:

Bluff

Provavelmente um dos termos mais comuns do poker. Quem é que nunca ouviu falar desta “estratégia” quando chega a hora de jogar?

Com efeito, no poker fazer bluff refere-se a fazer uma aposta com uma mão fraca numa tentativa de ludibriar os oponentes.

Já no marketing digital, o bluff pode ser implementado para desenvolver táticas inesperadas ou não convencionais para captar a atenção do público e procurar destaque relativamente à concorrência.

Por exemplo, criar um posto viral nas redes sociais ou lançar uma campanha publicitária surpresa que quebra o standard do segmento de atuação. Sendo isso, uma forma de captar atenção e criar a sensação de surpresa.

Ler os adversários 

Estar numa mesa e conhecer a competição é como estar no mercado e conhecer quem são os concorrentes diretos.

Neste sentido, uma das táticas essenciais ao jogar poker é então ler os adversários. Isto significa prestar atenção às ações e utilizar essa informação para tomar decisões com o avançar das rondas.

No marketing digital, isto significa utilizar dados e análises para compreender o outro lado da concorrência. Ao analisar como outras empresas interagem, quais os seus conteúdos ou campanhas, pode adaptar as suas mensagens e táticas para melhor competir com elas.

Posicionamento

No poker, o posicionamento refere-se ao local onde está sentado na mesa em relação aos outros jogadores.

No marketing digital, posicionamento refere-se à forma como posiciona a sua marca e conteúdos no mercado.

Ao diferenciar-se da concorrência e estabelecer a sua marca como líder no seu segmento, pode aumentar as suas hipóteses de sucesso.

 

 

 

Gestão do risco

No poker, gestão de risco significa saber quando segurar uma boa mão e quando dobrar. É olhar para a mesa, face às possibilidades, entender se vale a pena arriscar com a combinação de cartas.

No marketing digital, gestão de risco significa pesar os riscos e recompensas potenciais de diferentes táticas e campanhas, e tomar decisões informadas sobre quais as que devem ser seguidas.

Não tenha medo de assumir riscos calculados, mas não se esqueça de considerar cuidadosamente as potenciais consequências antes de mergulhar. Analise cuidadosamente todas as opções e faça valer a sua força digital.

Cada ação, campanha ou conteúdos, devem ser únicos

Um profissional de poker, ao contrário de outros desportos, não pode simplesmente aparecer em todos os jogos e jogar da mesma forma. Por quê?

Ao entrar num novo jogo, deve familiarizar-se com os seus adversários e ajustar a forma como joga em conformidade. Se a mesa for passiva, o melhor é abordar a mesma de uma forma agressiva. Por outro lado, é possível que deva jogar de forma mais calma se a mesa o indicar. Além disso, no poker só aqueles que são capazes de se adaptar às condições em mudança é que conseguem entender o rumo das partidas.

Os responsáveis de marketing devem ter a mesma mentalidade. Ainda que o planeamento estratégico deva existir, há sempre espaço para a adaptação. Isto porque o mercado em muitas situações é volátil e o que é hoje, pode não ser amanha.

Por outras palavras, nunca haverá uma partida de poker que seja a mesma, nem campanhas que funcionem eternamente. Há, sim, espaço para campanhas únicas e memoráveis!

Com efeito, afinal, existem pontos que podem ser mais semelhantes do que muitos julgam.

Assim, para quem gosta de se inspirar em outras áreas, utilizar estratégias de poker num planeamento de marketing digital, pode aumentar as hipóteses de ganhar o jogo de marketing.

Logo, para todos os profissionais, na próxima vez que sentem na mesa do digital, lembrem-se destas estratégias e como podem ajudar a potenciar a originalidade e tudo o processo estratégico.

 
Gonçalo Sousa
Gonçalo Sousa

Sou o fundador da Beat Digital, agência de marketing digital que executa Projectos 8 Ps, assim como do Blog Estratégia Digital, que foi criado em 2013 com o objectivo de estimular o estudo de marketing digital em língua portuguesa. Sou jornalista de formação, mas encontrei nesta área multi-disciplinar uma nova linguagem de comunicação que pratico diariamente com muito entusiasmo.

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