É atualmente na internet que as empresas e os consumidores se relacionam e tomam decisões. Cada vez mais, uma pesquisa, uma imagem ou artigo são decisivos para o ato de comprar algo.
O marketing digital complementa as outras áreas comerciais da empresa, otimizando-a com recursos de divulgação promocional e informação analítica que contribuem bastante para uma consolidação estratégica e aumento de vendas.
Não substituindo o marketing tradicional, o marketing digital permite que as empresas se relacionem com os seus clientes através de uma comunicação personalizada, regular e de baixo custo, o que contribui bastante para o sucesso das empresas.
Ultrapassando as barreiras da distância, as campanhas das empresas chegam a qualquer parte do mundo, abordando mais consumidores e alargando mercados.
É uma forma de marketing de baixo custo, tendo em conta que o lançamento de uma campanha digital é muito mais barata do que uma campanha feita através dos meios tradicionais. Além disso, torna-se mais flexível possibilitando testar campanhas e avaliar os resultados sem ser necessário um grande investimento.
Possibilita a personalização das ofertas para os clientes através da criação de um perfil das suas preferências e historial de compras, bem como uma exata segmentação dos públicos-alvo para cada campanha.
Constitui uma importante ferramenta para o relacionamento das empresas com os seus clientes, inclusivamente em termos do serviço de apoio ao cliente, aumentando os níveis de fidelização de clientes através deste elevado nível de interação e, nalguns casos, da criação de um sentido de comunidade.
Ao permitir a otimização ou paragem de campanhas a qualquer momento, apresenta a vantagem de ser muito ajustável.
Por ser possível lançar campanhas em pouco tempo e divulgar promoções de última hora, atua de forma bastante rápida e, podendo os clientes adquirir os produtos online, oferece resultados num curto espaço de tempo.
Ao identificar as páginas da web que os consumidores visitam e os produtos que procuram, as empresas podem criar ofertas específicas que reflitam esses interesses. A informação decorrente da análise das visitas ao site também fornece dados para o planeamento de campanhas de cross-selling, o que potencia o aumento de vendas por cliente.