
Métricas: é obrigatório medir os resultados do seu website
Num mundo globalizado e influenciado pelas tecnologias da informação e comunicação, como é o nosso, as fontes de tráfego para o seu website assumem um papel especialmente importante, sobretudo para uma marca que se quer dar a conhecer ao grande público.
Estas plataformas são também importantes como factor de conversão em visitas, isto é, gerar novos “cliques”. Daí que, recolher e analisar os dados obtidos e saber como, quando, onde e o que veem os utilizadores do website, seja hoje um factor muito importante para que uma empresa perceba o que está a fazer bem e o que está a fazer mal.
É aqui que entra em jogo a ferramenta Google Analytics, que serve precisamente para fazer esta mensuração. Esta ferramenta analisa o tráfego de visitas de um site e permite saber que acessos são provenientes do Facebook, do Twitter, do YouTube ou do Google+, por exemplo, além de tudo o resto que precisa saber.
Contudo, o Google Analytics apenas lhe vai mostrar alguns dos resultados essenciais para medir o sucesso do seu website. Deve complementar esta informação utilizando outra ferramenta que o Google também disponibiliza: o Google Webmasters.
O Google Search Console é uma ferramenta importante porque permite ver algumas das informações sobre como o Google interpreta o seu website. Com muitas informações relevantes principalmente no que diz respeito à indexação do site, páginas / títulos duplicados e remoção de páginas, entre muitas outras funções, podemos assinalar como principais vantagens as seguintes acções:
– Controlar a velocidade de indexação do website
– Enviar o Sitemap (mapa para o Google entender o que está nos conteúdos dentro do site)
– Identificar Conteúdo Duplicado
– Analisar Consultas de Pesquisa do motor de busca Google
– Páginas Indexadas, rastreadas, não selecionadas e bloqueadas
– Estado do índice de palavras-chave relacionadas com o website
– Identificar erros de rastreamento
– Alertas sobre malware no website
– Remoção de URLs