Os 7 melhores sistemas de Pagamento Online do mercado

Os gateways de pagamento permitem aos vendedores online oferecer aos seus clientes formas seguras de pagamento por cartão de crédito ou carteira digital. À medida que a tecnologia abre novas opções de pagamento e mercados, as gateways de pagamento são essenciais para ajudar as empresas a crescer no comércio eletrónico.

Com a popularidade dos sistemas de pagamento digitais como o PayPal, os clientes estão a impulsionar a procura de uma compra segura e sem complicações. Em 2018, os Millenials e a Geração Z tinham um poder de compra combinado de 350 mil milhões de dólares. Apenas dois anos mais tarde, só a Geração Z representava 40% dos consumidores globais, aumentando a procura de comerciantes para atender a esta demografia crescente.

Não se esqueça que para os consumidores é essencial saber como checar se um site é seguro, daí a importância de ter um sistema de pagamento online na sua loja online com o máximo de credibilidade possível e ajustado à realidade do seu país.

Analisámos mais de uma dúzia de gateways de pagamento para este artigo, com base em tipos de pagamento, custo, facilidade de utilização, integrações, apoio, e muito mais. E em baixo pode ler as nossas melhores 7 escolhas.

 

Os 7 melhores sistemas do mercado para pagamento online

 

Authorize.Net

Fundada em 1996, Authorize.Net é um dos mais antigos fornecedores de gateway de pagamento do mundo. Hoje serve mais de 430.000 comerciantes e gere mais de mil milhões de transacções por ano. Escolhemo-la como a melhor em geral porque é fácil de criar e utilizar, funciona com praticamente qualquer conta de comerciante, e aceita transacções de clientes em todo o mundo.

Devido à sua longevidade, Authorize.Net tem parcerias com a maioria dos fornecedores de contas comerciais, permitindo aos seus utilizadores aceitar pagamentos dos principais cartões de crédito, cartões de débito e pagamentos digitais, bem como cheques electrónicos e pagamentos estrangeiros da maioria dos países.

A plataforma da Authorize.Net é simples e fácil de utilizar, tornando-a uma excelente escolha tanto para os novos vendedores como para os utilizadores experientes. Para além de aceitar mais tipos de pagamento do que a maioria das outras gateways de pagamento, é também uma das muito poucas a aceitar PayPal

Authorize.Net facilita aos seus clientes a utilização da sua conta comercial existente com o seu gateway de pagamento. No entanto, a empresa também oferece um pacote tudo-em-um que inclui tanto uma conta de comerciante como um gateway de pagamento. Ambas as opções oferecem aos utilizadores uma série de outras características, incluindo pagamentos recorrentes, facturação, filtros de prevenção de fraude, gestão de informação ao cliente, pagamentos móveis, um sistema de ponto de venda virtual (POS), e um leitor de cartões opcional.

Para além das características listadas abaixo, ambos os planos Authorize.Net oferecem a opção de adicionar um actualizador de contas para pagamentos recorrentes e a capacidade de aceitar cheques electrónicos para custos adicionais. Não há taxas de configuração para nenhum dos planos.

 

Stripe

Lançada em 2011, Stripe é um fornecedor de gateway de pagamento com um forte enfoque na tecnologia e desenvolvimento. A empresa tem mais de 4.000 empregados em 14 países e afirma que 90% dos compradores online nos EUA compraram a empresas que utilizam Stripe. Escolhemo-la como nossa segunda classificada porque oferece soluções de pagamento personalizáveis a preços competitivos.

O forte enfoque da Stripe em soluções de pagamento personalizadas orientadas para o desenvolvedor permite que os seus produtos cresçam e escalem com empresas de todas as dimensões e se adaptem às suas necessidades. Os clientes podem construir a plataforma que gostam ou tirar partido das integrações nativas da Stripe com as plataformas de comércio electrónico existentes, incluindo WooCommerce, Shopify, Wix, Squarespace, e BigCommerce.

A Stripe oferece muitas das funcionalidades que se esperaria de um fornecedor global de gateway de pagamento, incluindo suporte para mais de 135 moedas e tipos de pagamento, pagamentos móveis, facturação de subscrição, checkout com um clique, e painel de controlo do utilizador com rastreio e relatórios de transacções robustos.

Embora a Stripe brilhe realmente como um gateway de pagamento de comércio electrónico, oferece um POS virtual que facilita aos utilizadores a unificação dos seus canais online e offline. O Stripe Terminal funciona em dispositivos móveis e computadores, bem como com leitores de cartões pré-certificados que suportam cartões chip e pagamentos sem contacto.  

Ao contrário de Authorize.Net, o Stripe não tem uma taxa mensal de gateway. Também oferece suporte 24/7 por correio electrónico, telefone e chat, assim como acesso a um extenso centro de suporte online. Para além do plano listado abaixo, os clientes podem contactar a Stripe para obter preços para soluções personalizadas.

 

PayPal

Criado como carteira digital em 1999, o PayPal foi adquirido pelo eBay em 2002 e tornou-se um dos processadores de pagamento online mais versáteis e reconhecidos. Escolhemo-lo como o melhor para empresas online porque dá aos clientes a opção de pagar com PayPal, bem como qualquer outro tipo de pagamento, tudo a preços competitivos.

Devido ao seu nome de confiança e utilização generalizada, PayPal afirma que a oferta do seu serviço como opção de pagamento aos clientes pode aumentar as conversões de caixas em 44%. Adicionar PayPal como uma opção de pagamento é também extremamente simples. Os utilizadores apenas criam uma conta e adicionam um botão “Pay by PayPal” no seu website.

Os utilizadores que pretendam utilizar os pagamentos avançados e as funcionalidades de checkout do PayPal, terão de se inscrever no PayPal Payments Pro. Este plano permite aos utilizadores aceitar pagamentos da American Express, Visa, Mastercard, Discover, e PayPal Credit; integra-se com as principais plataformas de comércio electrónico como Shopify, Squarespace, BigCommerce, e WooCommerce; e oferece pagamentos com cartão de crédito por telefone, facturação online, e pagamentos presenciais.

 

 

Square

Criada em 2009 pelo co-fundador do Twitter Jack Dorsey, a Square abriu a porta aos retalhistas ao fornecer uma solução de pagamento online que poderia ser utilizada em dispositivos inteligentes em vez de hardware POS volumoso e caro. Escolhemo-la como a melhor para as empresas de brick-and-mortar porque permite aos utilizadores aceitar pagamentos tanto presenciais como online sem custos de instalação e arranque e inclui um leitor de cartões móvel gratuito.

Embora a Square aceite todos os principais cartões de crédito, bem como outros tipos de pagamento como Apple Pay e Google Pay, não suporta PayPal, um dos seus principais concorrentes. Contudo, pode processar pagamentos por ACH ou cheque electrónico e permite aos utilizadores aceitarem pagamentos por website, factura, ou por telefone.

Uma das melhores características da Square é a sua fácil configuração. Os utilizadores podem descarregar o software gratuitamente em qualquer dispositivo iOS ou Android e aceitar pagamentos utilizando um leitor de cartões de crédito móvel plugin que a Square oferece gratuitamente. Os comerciantes podem aceitar pagamentos com cartão de crédito usando apenas um smartphone ou tablet, tornando-o uma escolha perfeita para carrinhos de alimentos, mercados de agricultores, cabines de artesanato, e outros comerciantes móveis.

 

Braintree

Originalmente lançado como uma plataforma de pagamento online em 2010, Braintree foi adquirido pela PayPal em 2013 e agora suporta tanto pagamentos em loja como pagamentos online. Escolhemo-la como a melhor plataforma para arranque porque é uma plataforma fácil de usar com preços simples que aceita todos os principais tipos de pagamento.

O que falta à Braintree em características novas e excitantes, compensa em simplicidade. Apresenta uma interface elegante que cria uma experiência de checkout sem falhas em qualquer website e se integra com a maioria das principais plataformas de comércio electrónico, software de facturação, aplicações analíticas, e muito mais.

Por ser uma subsidiária da PayPal, a Braintree oferece uma conta de serviço comercial e aceita todos os principais cartões de crédito, carteiras digitais, depósitos ACH, Venmo, e PayPal em mais de 130 moedas. Características adicionais incluem facturação recorrente, um gestor de informação de clientes, actualizadores automáticos de contas, ferramentas de relatórios, encriptação de dados e ferramentas de prevenção de fraude.

Braintree também oferece pagamentos na loja utilizando uma aplicação móvel e um leitor de cartões PayPal Here, fluxos de checkout personalizáveis, fidelidade e recompensas dos clientes, e a capacidade de partilhar com segurança dados sensíveis de clientes e pagamentos com parceiros de confiança utilizando Braintree Vault.  

 

WePay

Originalmente criada em 2008 como uma plataforma de pagamento de grupo de pares, a WePay oferece uma conta comercial integrada através da Chase Merchant Services com um gateway de pagamento. Escolhemo-la como a melhor para múltiplos canais porque facilita aos comerciantes o tratamento de pedidos de pagamento complexos através de uma variedade de plataformas online.

Tal como na maioria dos gateways de pagamento, a WePay aceita pagamentos de todos os principais cartões de crédito, pagamentos Chase Pay, e ACH e pode tratar de pedidos de pagamento complexos, incluindo múltiplos pagadores e campanhas de crowdfunding. Os comerciantes podem configurá-lo usando apenas um endereço de correio electrónico e começar a aceitar pagamentos imediatamente.

O que torna a WePay particularmente útil para o marketing omnichannel é as suas características de personalização. Os comerciantes podem criar fluxos de checkout personalizáveis que suportam pagamentos e reembolsos tanto online como presenciais. Os programadores podem utilizar as APIs da WePay para criar qualquer coisa, desde simples ligações de pagamento até à alavancagem das funcionalidades de depósito no mesmo dia e de relatório de transacções da Chase Merchant Services.

Embora a WePay não ofereça preços no seu site, a pesquisa de terceiros mostra que a empresa oferece taxas competitivas de 2,9% mais $0,30 por transacção e processa pagamentos ACH por 1% mais $0,30 por transacção.

 

2Checkout

Criado em 2006 para permitir às empresas aceitar pagamentos online e móveis de compradores de todo o mundo, 2Checkout serve actualmente mais de 20.000 clientes em todo o mundo. Escolhemo-lo como o melhor para vender internacionalmente porque oferece experiências de compra localizadas para clientes em mais de 200 países e territórios e suporta quase 100 moedas.

2Checkout oferece uma porta de pagamento chamada 2Sell que aceita todos os principais cartões de crédito e pagamentos, incluindo MasterCard, Visa, American Express, JCB, e PayPal. Também suporta pagamentos em cerca de 30 línguas e 100 moedas diferentes. Os utilizadores podem alojar a sua própria página de checkout, definir transacções recorrentes, compilar relatórios de histórico de pagamentos, e integrar a plataforma com muitas plataformas diferentes de comércio electrónico, carrinhos de compras, e sistemas de facturação.

2Checkout também permite aos comerciantes vender serviços, produtos digitais, produtos físicos e subscrições e dispõe de um actualizador de contas para manter a informação do cliente actualizada. Oferece também aos clientes globais experiências de compra localizadas e móveis, cupões e descontos, e vem com modelos de carrinhos de compras e ferramentas para ajudar a impulsionar as conversões. 2Checkout oferece também aos utilizadores um painel de controlo comercial com informações instantâneas sobre vendas e outras métricas de clientes.

 

Como escolhemos os Melhores Gateways de Pagamento

Analisámos mais de uma dúzia de gateways de pagamento para esta revisão. No topo da nossa lista estavam os fornecedores que ofereciam suporte para a maioria dos tipos de pagamento. Equilibrámos estas características com os custos, uma vez que nem todas as empresas precisam de oferecer aos seus clientes todos os tipos de opções de pagamento.

As integrações foram também importantes na nossa revisão, e assegurámo-nos de escolher software que funcionasse facilmente com os principais sistemas de comércio electrónico e POS.

Finalmente, uma vez que os benefícios que um gateway de pagamento proporciona a um comerciante podem ser negados se um cliente não se sentir seguro ao partilhar as suas informações de pagamento, certificámo-nos de escolher gateways com fortes reputações e características de segurança. Como os clientes procuram formas de pagamento mais fáceis e as empresas procuram formas mais fáceis de vender, os gateways de pagamento proporcionarão a segurança e as oportunidades de que ambos necessitam.

 
Gonçalo Sousa
Gonçalo Sousa

Sou o fundador da Beat Digital, agência de marketing digital que executa Projectos 8 Ps, assim como do Blog Estratégia Digital, que foi criado em 2013 com o objectivo de estimular o estudo de marketing digital em língua portuguesa. Sou jornalista de formação, mas encontrei nesta área multi-disciplinar uma nova linguagem de comunicação que pratico diariamente com muito entusiasmo.

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