Marketing Mix: porque é tão importante entender os 4 Ps?

Um dos termos do qual mais ouvirá falar ao estudar Marketing é o Marketing Mix. Desdobrando-se nos famosos 4 Ps, estes conceitos são responsáveis por orientar as estratégias de marketing de uma marca. Por essa mesma razão, decidi hoje dissertar um pouco sobre este pilar tão importante para os marketeers.

Antes de mais, é importante que perceba que os 4 Ps envolvem um conjunto de ferramentas que têm como objetivo ajudar a alcançar uma ou mais estratégias de uma determinada empresa. Usados principalmente na fase do planeamento de marketing, o Marketing Mix torna-se assim responsável por garantir o sucesso de uma empresa no mercado no qual está inserida.

Mas o que significa cada um dos 4 Ps? Bem, no blog Ecossistema Digital já me referi a estes Ps pela sua designação correta: Produto (Product), Preço (Price), Distribuição (Placement) e Promoção (Promotion).

Hoje pode-se dizer até que o Mix de Marketing conta com outras ferramentas, como é o caso do P de Posicionamento e os outros Ps que fazem parte do que é chamado de 8 Ps do Marketing.

Ainda assim, estes 4 que defini acima são os principais e mais importantes para toda e qualquer empresa, sendo necessário que articulem entre si para alcançar os objetivos anteriormente determinados.

Quando se fala nos 4 Ps do marketing, imediatamente se tem em mente o autor Philip Kotler. Talvez fique surpreendido se lhe disser que não foi Kotler a teorizar esta componente tão importante do Marketing, mas sim Neil Borden, em 1949, e Jerome McCarthy,  que aperfeiçoou este termo anos mais tarde.

Mas haverá alguma razão pela qual nos lembramos de Philip Kotler quando falamos neste conceito? Há, sim. É Kotler que, através do seu trabalho literário, torna o termo mais conhecido e divulgado, apontando a sua importância e utilização pelas empresas.

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Os 4 Ps do marketing são conhecidos como Produto, Preço, Distribuição e Promoção. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre cada um dos Ps e entender porque é preciso que trabalhem em conjunto para garantir o sucesso das estratégias de marketing.

O que são os 4 Ps e porque assumem tanta importância?

Sabe-se que o Mix de Marketing se trata de uma ferramenta que ajuda a colocar em prática as estratégias de marketing que foram determinadas anteriormente por uma empresa. Basicamente envolvem variáveis que podem ser controladas e utilizadas como forma de influenciar a resposta do consumidor perante a sua marca.

Como tal, precisam de ser estudados com calma, pois um erro mínimo pode resultar numa resposta negativa por parte do público alvo.

Os 4 Ps também podem ser considerados como estando na base de uma estratégia de marketing e, quando andam em conjunto, garantem o sucesso e conquista do público-alvo. Uma empresa deve analisá-los inicialmente em separado, para então trabalhar os seus resultados em conjunto.

Todas as empresas possuem um produto ou serviço que desejam vender, uma vez que ninguém produz com o intuito de guardar o produto para si mesmo. Assim é necessário trabalhar o valor da sua mercadoria (o preço), escolher um bom ponto de vendas (distribuição) e divulgar aquilo que é vendido (promoção).

Quando as quatro ferramentas andam juntas e são direcionadas para o público-alvo certo, a estratégia é um verdadeiro sucesso.

O que significa dizer que ao criar um produto é preciso saber quem é a pessoa que o vai consumir, determinar um preço que esteja de acordo com aquilo que o mercado está diposto a pagar e escolher um local de vendas no qual esse consumidor esteja presente – e se identifique – e, finalmente, trabalhar na divulgação apropriada para dar a conhecer o produto.

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Miguel Silva
Miguel Silva

Ajudo PME, organizações e grandes empresas a otimizar e desenvolver a sua presença na Internet de forma eficaz, com o objetivo de angariar clientes e/ou aumentar as vendas, ao mesmo tempo que constroem a sua reputação online. Por isso fundei o Blog Ecossistema Digital.

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