Home / Comércio Eletrónico /

Comércio electrónico em 2020 obteve crescimento recorde

[rev_slider mm]

Comércio electrónico em 2020 obteve crescimento recorde

É improvável que 2020 vá ficar como um bom ano nos livros dos recordes a todos os níveis, mas certamente foi um ano interessante no mundo digital. Muitas pessoas conectaram-se à Internet pela primeira vez enquanto se adaptavam aos desafios da pandemia COVID-19, enquanto os utilizadores existentes adotavam novas ferramentas digitais e redescobriam outras formas de conexão.

Como resultado, muitos dos indicadores dos Relatórios Digitais Globais apresentados anualmente pela Hootsuite registaram níveis notáveis ​​de crescimento nos últimos 12 meses. As redes sociais apresentaram alguns dos números mais impressionantes, com o aumento de utilizadores em mais de 13% desde os relatórios de 2020. Quase meio bilhão de utilizadores aderiram às mídias sociais no ano passado, elevando o total global para 4,2 bilhões no início de 2021.

Mas não foi somente nesse sector que se registaram aumentos incríveis. Por exemplo no mercado das bitcoins assistiu-se a uma explosão de interessados em plataformas como a crypto genius Entre, tentando compensar de alguma maneira a perda de rendimentos.

No entanto, o crescimento não se trata apenas do número de utilizadores. Os utilizadores móveis do mundo todo agora passam mais tempo nos seus telefones do que a verem televisão, posicionando claramente o smartphone como o “primeiro ecrã ” de hoje.

Comércio electrónico cada vez mais em alta

O comércio eletrónico foi outra área que teve rápido crescimento em 2020, com muitas pessoas a realizarem compras online para mitigar os riscos à saúde associados ao COVID-19.

No entanto, a pesquisa sugere que os novos hábitos de comércio eletrónico que as pessoas adotaram durante o bloqueio durarão muito além da pandemia. Mais de três quartos dos utilizadores de Internet do mundo dizem que compram algo online a cada mês, com o valor dessas compras somando trilhões de dólares em receita de comércio eletrónico apenas em 2020.

As maneiras pelas quais as pessoas descobrem novas marcas e decidem o que comprar estão a evoluir também. Contudo, 7 em cada 10 utilizadores da Internet afirmam que agora vão além dos motores de busca quando procuram informações sobre produtos e serviços para comprar.

 

Enquanto isso, as velocidades de conexão com a Internet aceleraram para atender à crescente procura digital do mundo, com a conexão móvel média a ser quase 50 por cento mais rápida do que era no ano passado.

A demografia do público digital também evoluiu. Utilizadores com mais de 65 anos representam o público de crescimento mais rápido do Facebook nos últimos 12 meses, enquanto as mulheres de 55 a 64 anos agora têm maior probabilidade de fazer compras online do que os homens de 16 a 24 anos.

No entanto, 3,2 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda não usam a Internet e as mulheres em países em desenvolvimento ainda estão sub-representadas no mundo online. Vários aspectos do digital também se tornaram mais politizados no ano passado; vimos bloqueios totais de internet em alguns países, enquanto outros optaram por restrições de plataforma mais direcionadas.

As questões relacionadas à privacidade individual e à soberania política provavelmente aumentarão as complexidades da pandemia de coronavírus em andamento em 2021, resultando em outro ano de mudanças, incertezas e interrupções.

No entanto, com cada vez mais pessoas confiando na tecnologia conectada para ajudá-las a gerir quase todos os aspectos da vida diária, 2021 pode trazer tantas oportunidades como desafios.

Se quiser saber mesmo como obter sucesso online em 2021 então não perca a hipótese de fazer download do DIGITAL 2021 GLOBAL OVERVIEW REPORT da Hootsuite, composto por dezenas de micro-relatórios que ajudam a preparar-se bem para que 2021 seja um ano muito melhor nos livros dos recordes.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *