Home / Aplicativos /

Acesso às redes sociais é a atividade principal dos portugueses nos telemóveis

[rev_slider mm]

Acesso às redes sociais é a atividade principal dos portugueses nos telemóveis

ProfileMate

As redes sociais ganham muito espaço na rotina dos portugueses, uma tendência que se consolidou em 2020. Estudos realizados apontam que o uso dessas redes é a atividade principal nos smartphones das pessoas, ficando até mesmo à frente das chamadas de áudio e vídeo.

Por isso, os telemóveis e as ferramentas online estão a ficar cada vez mais direcionadas para este uso, causando algum impacto na rotina dos cidadãos de Portugal.

O estudo realizado no ano passado, e divulgado no mesmo período, mostra que 60% dos portugueses compram um smartphone com o objetivo de usar as redes sociais. Isso significa um crescimento de quase 10% em comparação com os números de 2019.

Dessa forma, a percentagem de utilizadores que usam o dispositivo para chamadas telefónicas e de vídeo caíram. Atualmente, um pouco mais de 17% dos utilizadores recorrem aos telemóveis para essas funções.

Esse impacto das redes sociais na vida das pessoas é algo que já estamos a discutir desde 2017. As redes estão a ganhar espaço em aspetos importantes da rotina das pessoas, como o consumo de notícias, o tempo livre, a socialização e, por fim, o networking profissional. São mudanças que fazem a vida dos portugueses mais conectada com as redes sociais, em plataformas como o Facebook e o TikTok.

Entretanto, é o Instagram que surge como o serviço que mais cresce em Portugal, com mais de 5 milhões de utilizadores.

Foco nos vídeos

A mesma pesquisa também mostrou que ver séries e vídeos é o uso principal de 10% dos portugueses donos de smartphones. Ou seja, é o terceiro maior motivo para que as pessoas adquirem um telemóvel novo. Isso pode ser entendido por algumas razões, como, por exemplo, a maior presença dos serviços de streaming no país, como as recém-chegadas HBO Portugal e Disney Plus.

Outro motivo são plataformas como o editor de vídeo da InVideo, que permite aos utilizadores criar e editar vídeos para as redes sociais, com filtros, modelos e transições de cenas, em poucos minutos.

Assim, o utilizador não precisa ser um especialista em edição para criar um bom vídeo. Isso acaba por ser útil em redes sociais direcionadas para essa forma de conteúdo, que é a tendência atual.

E-Book Empreendedores Digitais
 

O streaming de música e os videojogos também estão entre as atividades mais comuns nos smartphones lusos. Um pouco mais de 9% dos portugueses utilizam plataformas como o Spotify ou a consola Playstation para passar o tempo.

Já meros 3,2% preferem usar esses telemóveis modernos para realizar compras online, seja em lojas nacionais, como a Worten, ou até mesmo em e-commerce estrangeiro, como a Amazon.

Frequência de uso

Um dado interessante também mostra que o uso dos telemóveis está a tornar- se algo vicioso para alguns portugueses. A frequência que as pessoas olham para o smartphone fica mais alta, e por motivos banais. Cerca de 46% dos utilizadores afirmaram que verificam as notificações dos smartphones mais de uma vez por cada hora.

Um dado curioso, pois mostra uma certa necessidade por informações vindas do dispositivo. Algo que precisa de cuidado, pois se torna um hábito não muito bom.

O principal motivo para isso são as redes sociais, que nos atualizam com novas informações a todo o momento.

Por isso, a crescente utilização dessas redes coincide com o maior uso dos smartphones de forma geral. Esses dois serviços precisam um do outro para crescer, e conseguem isso em Portugal. As tecnologias ganharam espaço na vida das pessoas, e os telemóveis as trouxeram para os nossos bolsos.

Fonte da imagem de capa: Unsplash

E-Book Criar Primeiro Website
   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *