
Comércio electrónico em 2020 obteve crescimento recorde
É improvável que 2020 vá ficar como um bom ano nos livros dos recordes a todos os níveis, mas certamente foi um ano interessante no mundo digital. Muitas pessoas conectaram-se à Internet pela primeira vez enquanto se adaptavam aos desafios da pandemia COVID-19, enquanto os utilizadores existentes adotavam novas ferramentas digitais e redescobriam outras formas de conexão.
Como resultado, muitos dos indicadores dos Relatórios Digitais Globais apresentados anualmente pela Hootsuite registaram níveis notáveis de crescimento nos últimos 12 meses. As redes sociais apresentaram alguns dos números mais impressionantes, com o aumento de utilizadores em mais de 13% desde os relatórios de 2020. Quase meio bilhão de utilizadores aderiram às mídias sociais no ano passado, elevando o total global para 4,2 bilhões no início de 2021.
Mas não foi somente nesse sector que se registaram aumentos incríveis. Por exemplo no mercado das bitcoins assistiu-se a uma explosão de interessados em plataformas como a crypto genius Entre, tentando compensar de alguma maneira a perda de rendimentos.
No entanto, o crescimento não se trata apenas do número de utilizadores. Os utilizadores móveis do mundo todo agora passam mais tempo nos seus telefones do que a verem televisão, posicionando claramente o smartphone como o “primeiro ecrã ” de hoje.
Comércio electrónico cada vez mais em alta
O comércio eletrónico foi outra área que teve rápido crescimento em 2020, com muitas pessoas a realizarem compras online para mitigar os riscos à saúde associados ao COVID-19.
No entanto, a pesquisa sugere que os novos hábitos de comércio eletrónico que as pessoas adotaram durante o bloqueio durarão muito além da pandemia. Mais de três quartos dos utilizadores de Internet do mundo dizem que compram algo online a cada mês, com o valor dessas compras somando trilhões de dólares em receita de comércio eletrónico apenas em 2020.
As maneiras pelas quais as pessoas descobrem novas marcas e decidem o que comprar estão a evoluir também. Contudo, 7 em cada 10 utilizadores da Internet afirmam que agora vão além dos motores de busca quando procuram informações sobre produtos e serviços para comprar.
Enquanto isso, as velocidades de conexão com a Internet aceleraram para atender à crescente procura digital do mundo, com a conexão móvel média a ser quase 50 por cento mais rápida do que era no ano passado.
A demografia do público digital também evoluiu. Utilizadores com mais de 65 anos representam o público de crescimento mais rápido do Facebook nos últimos 12 meses, enquanto as mulheres de 55 a 64 anos agora têm maior probabilidade de fazer compras online do que os homens de 16 a 24 anos.
No entanto, 3,2 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda não usam a Internet e as mulheres em países em desenvolvimento ainda estão sub-representadas no mundo online. Vários aspectos do digital também se tornaram mais politizados no ano passado; vimos bloqueios totais de internet em alguns países, enquanto outros optaram por restrições de plataforma mais direcionadas.
As questões relacionadas à privacidade individual e à soberania política provavelmente aumentarão as complexidades da pandemia de coronavírus em andamento em 2021, resultando em outro ano de mudanças, incertezas e interrupções.
No entanto, com cada vez mais pessoas confiando na tecnologia conectada para ajudá-las a gerir quase todos os aspectos da vida diária, 2021 pode trazer tantas oportunidades como desafios.
Se quiser saber mesmo como obter sucesso online em 2021 então não perca a hipótese de fazer download do DIGITAL 2021 GLOBAL OVERVIEW REPORT da Hootsuite, composto por dezenas de micro-relatórios que ajudam a preparar-se bem para que 2021 seja um ano muito melhor nos livros dos recordes.





