Home / Estratégia Digital /

Tem a certeza que sabe o que é SEO?

Tem a certeza que sabe o que é SEO?

Se tenciona implementar estratégias de Marketing Digital no seu blog ou projeto digital, então perceberá rapidamente que uma das técnicas que deve utilizar se chama Search Engine Optimization (Otimização para Motor de Pesquisa), uma estratégia também popularmente conhecida como SEO.

O SEO permite “aumentar a quantidade e qualidade do tráfego que entra no seu site através dos resultados orgânicos dos motores de pesquisa”, conforme escreveu Rand Fishkin, um dos maiores especialistas de SEO do Mundo.

Neste artigo, explicamos melhor o que é isto de Search Engine Optimization e, para melhor o fazermos, temos de começar pelas bases. Por isso mesmo deve ter em consideração que o SEO assenta em três componentes que é preciso entender muito bem:

1 – Qualidade do tráfego

Acima de tudo, o SEO ajuda a atrair para o seu website visitantes de todo o mundo. Porém, de que interessa, por exemplo, à marca Apple ter tráfego de pessoas que desejam aprender a cultivar maçãs? O que visa atingir com práticas SEO é angariar tráfego de qualidade, que tenha de facto interesse nos conteúdos que está a publicar e que seja capaz de converter as visitas ao seu website em acções concretas e rentáveis. Esta é a primeira componente do SEO: capturar tráfego que importa.

2 – Quantidade de tráfego

Outra componente do SEO está obviamente relacionada com a quantidade do tráfego que entra no seu website. Este é um dos principais motivos porque os especialistas em todo o Mundo praticam SEO pela simples razão que ao encontrar as pessoas certas para entrar na sua página conseguirá rapidamente aumentar a quantidade do tráfego e multiplicar gradualmente os seus resultados.

3 – Resultados orgânicos

Os anúncios pagos ocupam uma grande fatia do orçamento de muitas empresas com projetos digitais. Mas se quer reduzir esse investimento sem, no entanto, perder o seu lugar nos resultados do Google e outros motores de busca, então a solução passa por investir em SEO. O que uma boa estratégia de Search Engine Optimization vai garantir é que a sua página continua a aparecer entre os primeiros resultados do Google, simplesmente porque os conteúdos estão devidamente otimizados e o motor de pesquisa foi capaz de indexar melhor a sua página entre os resultados de concorrentes.

Para que serve o SEO?

Um motor de pesquisa é como alguém a quem fazemos (ou digitamos) uma pergunta para receber uma resposta mediante as palavras-chaves que indicamos. Porém, será que já percebeu a dinâmica por detrás do Google?

Eis como tudo funciona: o Google (ou qualquer outro motor de pesquisa) tem um robot que verifica todos os sites da Internet e reúne informações sobre o conteúdo disponível na web. Uma vez indexada toda essa informação, os sites são sujeitos a um algoritmo complexo, cuja fórmula é apenas conhecida pela Google, sendo mostrados de acordo com esses critérios.

Baseado nessa pontuação, o Google organiza então os sites hierarquicamente para que os resultados apareçam no ecrã do utilizador ordenados conforme a sua relevância e qualidade face às palavras digitadas pelos internautas.

As estratégias de SEO olham para todo este processo e procuram encontrar uma forma de intervir para conseguirem mais e melhor tráfego. O princípio base do SEO assenta em melhorar todos os conteúdos publicados no seu website ou blog para que, ao estarem devidamente otimizados com as palavras-chave mais procuradas, possam ser facilmente indexados pelo Google e assim gerar retorno em visitas.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *