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7 soluções para as empresas lidarem com a geração Y e Z

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7 soluções para as empresas lidarem com a geração Y e Z

 

O público está a mudar e, com ele, as suas necessidades. De forma a responder a toda a procura da audiência, cabe às empresas assumirem uma posição sólida a nível de comunicação, implementando as estratégias certas de Marketing.

A sociologia identificou recentemente a emergência de duas gerações nos últimos anos, cada uma delas com particularidades muito específicas e que vão ditar em muito as alterações que as empresas devem fazer na forma como comunicam. Uma dessas gerações é conhecida como Geração Y, ou Millennials, e engloba todos os que nasceram entre 1980 e 1990 e cresceram par a par com a Internet e os computadores.

Por outro lado, temos ainda a Geração Z, que engloba por sua vez aqueles que nasceram entre a década de 90 e o ano de 2010. Estes jovens já nasceram num mundo com Internet e tiveram desde muito cedo acesso a opções de entretenimento como a televisão, os videojogos, os telemóveis e os leitores de MP3.

A forma como cresceram e o meio em que tal crescimento se deu influenciaram grandemente o comportamento e necessidades de ambas as gerações. Por essa mesma razão, decidimos hoje falar destas duas gerações e de como podem ser aplicadas certas soluções para que as empresas consigam responder eficazmente às necessidades da audiência.

7 soluções para as empresas lidarem com a geração Y e Z

1 – Serviço personalizado

O cliente é único e gosta de se sentir especial e reconhecido pela marca. Assim, é importante que você, enquanto empresa, adapte a sua comunicação para que esteja de acordo com aquilo que a audiência quer. A partir do histórico das compras efetuadas pelos seus consumidores, procure elaborar conteúdos relevantes e objetivos.

2 – Rapidez e acessibilidade

Estamos numa era onde a velocidade assume um papel fundamental. Os jovens, com os seus smartphones e tablets, habituaram-se a mandar SMS e a usar chats para falar com os seus amigos. Esperam respostas rápidas do outro lado do ecrã, como se estivessem frente a frente com a pessoa. A nível empresarial, isto significa que a sua marca se tem de mostrar acessível, estar presente no Facebook e no WhatsApp e de responder rapidamente sempre que alguém o contacta diretamente.

3 – Recomendações

Se achava que as recomendações boca a boca são coisa do passado, então está muito enganado. A opinião dos outros é muito importante para as novas gerações, que procuram partilhar as experiências. O facto de ter plataformas como o Facebook e o Twitter para partilharem qualquer momento do dia-a-dia realça ainda mais esta necessidade de estar sempre a partilhar. Portanto, assegure-se de que a sua marca é partilhada voluntariamente pela audiência. Crie conteúdos de interesse e relevância.

 

4 – Experiência prolongada

Os consumidores da geração Y e Z estão dispostos a pagar mais por uma experiência além da simples compra. Por isso mesmo, procure oferecer promoções e incentivos para cativar o cliente e assegurar que regressa.

5 – Aposte na imagem

As Gerações Y e Z estão habituadas a filmes, videojogos e desenhos animados. Por isso mesmo, corte no conteúdo textual longo e aborrecido e comece a investir mais em conteúdos visuais como fotografias e vídeos.

6 – Self-service

A Geração Y gosta de resolver os seus próprios problemas sem qualquer tipo de intermediário. Qual a necessidade de passar por uma caixa de supermercado para pagar um produto quando o podemos fazer sozinhos? Muitos supermercados têm investido na criação de caixas de pagamento self-service, onde o consumidor é capaz de pagar aquilo que está a comprar sem precisar de trocar uma palavra com um operador de caixa. Recentemente, até o McDonalds apostou nesta estratégia e a verdade é que dá resultados!

7 – Vanguarda

Utilize as informações que já adquiriu a partir da sua experiência com o público para prever futuros problemas e investir assim antecipadamente nas respetivas soluções. Recorra a ferramentas que o ajudem a conhecer hábitos de consumo do seu público e maximize a sua estratégia digital a partir desses dados.

 

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