Como bater uma boa foto pelo celular: 8 dicas profissionais

Você sabe como bater uma boa foto pelo celular? Hoje em dia, a maior parte das pessoas tem um telefone com câmara. E pode até parecer que não dá para fazer uma foto de qualidade, já que podem não estar lá as DSLRs das câmaras profissionais.

Porém, elas estão ficando cada vez melhores, e são até mesmo um fato determinante na hora de fazer um comparativo de celulares. Além disso, para muitas pessoas, são as únicas câmaras que elas usam.

Portanto, se você deseja tirar as melhores fotos do seu smartphones, aqui estão 8 dicas de fotografia para você fazer vários clicks como um profissional. Tenha uma boa leitura, e leve este guia com você onde quer que vá.

Melhores aparelhos para bater uma boa foto pelo celular?

Antes de saber como bater uma boa foto pelo celular, é importante entender se o seu aparelho é capaz de fazer bons clicks. Você até pode até se perguntar se precisa de um telefone melhor. Isso porque, além das técnicas, um aparelho bom também ajuda.

Você pode ler todas as dicas de fotografia que quiser, mas o fato é que a qualidade da câmera do smartphone varia muito. Sendo assim, o ideal é escolher um celular que seja capaz de tirar as fotos que deseja.

Mas qual telefone tem a melhor câmera em 2022? Considerando que, segundo uma pesquisa, no Brasil há mais smartphones do que habitantes, vamos te ajudar selecionando os 10 principais modelos. São eles:

  • iPhone 13 Pro Max;
  • iPhone 12 Pro;
  • Galaxy S22 Ultra;
  • Galaxy S21 Ultra;
  • Galaxy A72;
  • Xiaomi Mi 11;
  • Motorola Edge 20 Pro;
  • Motolora g100;
  • Redmi Note 9 Pro;
  • Redmi Note 10s.

 

 

Afinal, como bater uma boa foto pelo celular?

Como falamos acima, o tipo de aparelho pode influenciar no resultado de uma fotografia. Contudo, há alguns truques que podem ajudar na hora de fazer um click. Pensando nisso, reunimos 8 dicas para você saber como bater uma boa foto pelo celular. Confira!

1. Capture várias fotos

Uma das melhores coisas sobre como bater uma boa foto pelo celular é que você pode tirar quantas fotos quiser e não há necessidade de imprimi-las para ver como ficou. Isso torna muito mais fácil aprender e melhorar os resultados.

As fotos em disparo contínuo, por exemplo, são boas ao usar seu celular para fotografia, já que permitem capturar várias fotos de uma vez. Depois de tirar um conjunto de fotos em sequência, você pode selecionar as melhores fotos.

2. Aprenda o que sua câmera pode fazer

Comece dedicando algum tempo para descobrir exatamente do que a câmera do seu telefone é capaz. Nesse sentido, analise o modo automático e veja como ele foca e tira uma exposição à luz. Para isso, toque na tela onde você quer que o ponto de foco fique.

O telefone com câmera tem as configurações manuais? Se sim, conheça-os. Isso porque algumas câmeras permitem que você use mais configurações manuais, como balanço de branco e velocidade do obturador.

3. Fique ao ar livre e use luz natural

Muito poucos smartphones podem produzir excelentes fotos internas devido aos seus pequenos sensores. Como tal, é melhor tirar fotos ao ar livre em condições de iluminação adequadas para obter melhores resultados.

A iluminação influencia no tom e na atmosfera da foto. Portanto, tente usar a luz natural a fim de bater uma boa foto pelo celular.

 

4. Evite dar zoom para bater uma boa foto pelo celular

Usar o zoom do celular diminui a resolução da imagem. Evitá-lo é uma das dicas básicas de como bater uma boa foto pelo celular. Por outro lado, os zooms ópticos são bons, pois não afetam a qualidade da foto e estão se tornando mais comuns.

De toda forma, se você tiver apenas um zoom digital, prefira se aproximar da imagem para manter a qualidade em vez de us-lo.

5. Como bater uma boa foto pelo celular usando HDR

O modo HDR, que significa Dinâmica de alto alcance. Ele contribui para que a câmera tenha uma exposição mais harmônica entre os detalhes. Dessa forma, o céu não fica tão claro, ou o chão fique tão escuro, por exemplo. 

Sendo assim, caso haja uma grande diferença entre as partes mais claras e mais escuras da sua cena, o ideal é usar a função HDR do telefone para bater uma boa foto pelo celular.

6. Use ferramentas de edição

Você tem acesso fácil a ferramentas de edição, seja no editor de telefones com câmera integrada. Além disso, é possível usar aplicativos de telefone mais avançados, como Adobe Lightroom ou Photoshop. Usando esses aplicativos, você pode cortar e retocar suas fotos em segundos.

7. Aplique a regra dos terços

Na regra dos terços, uma imagem é dividida em nove blocos iguais, formando uma grade de três por três. Sendo assim, você deve procurar obter as partes mais interessantes de sua imagem perto dos cantos desses segmentos, onde as linhas de grade imaginárias se encontram.

Usar a regra dos terços dá uma sensação mais natural à imagem e permite que o olho flua ao redor da imagem com facilidade. Em contraste com isso, colocar coisas simétricas em seu quadro dará uma sensação limpa e clínica.

8. Caso esteja escuro, coloque o telefone em uma superfície plana

Em condições escuras, às vezes você pode obter trepidação da câmera, levando a resultados desfocados. Além disso, a câmera também aumentará o ISO, o que levará a ruídos em suas fotos.

Para reduzir esse problema, simplesmente incline seu telefone em uma superfície plana, como uma parede, mesa, borda. Este é um ótimo conselho se você quiser tirar fotos em um show, local de música, bar ou em qualquer lugar que tenha condições de escuridão.

 

 

Conclusão

Agora que você já sabe como bater uma boa foto pelo celular, se você quer mesmo tirar uma foto profissional, não deixe de praticar. Sendo assim, tire quantas fotos quiser, analise os resultados e faça anotações sobre como elas podem ser melhoradas.

É a iluminação, a composição, a trepidação da câmera? Descubra o que você está fazendo certo e errado e continue melhorando.

 
Gonçalo Sousa
Gonçalo Sousa

Sou o fundador da Beat Digital, agência de marketing digital que executa Projectos 8 Ps, assim como do Blog Estratégia Digital, que foi criado em 2013 com o objectivo de estimular o estudo de marketing digital em língua portuguesa. Sou jornalista de formação, mas encontrei nesta área multi-disciplinar uma nova linguagem de comunicação que pratico diariamente com muito entusiasmo.

Artigos: 118

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *