Home / E-mail Marketing /

O que é E-mail Marketing? Uma breve apresentação

O que é E-mail Marketing? Uma breve apresentação

O E-mail Marketing tornou-se uma ferramenta essencial para muitos negócios desde que se começou a falar de Marketing Digital. No entanto, algumas campanhas feitas por certas marcas provam ser verdadeiro “lixo”. Lixo como? Muito simples: sabemos que é lixo quando eliminamos os e-mails que recebemos sem que nos tenhamos dado sequer ao trabalho de abrir a mensagem… ou quando caem diretamente no separador do spam.

Uma vez que acreditamos na força que o E-mail Marketing pode ter numa estratégia digital, decidimos dedicar este artigo a uma das estratégias mais importantes para um negócio na Internet.

Antes de mais, façamos as devidas apresentações: o E-mail Marketing é um mecanismo automatizado de marketing que utiliza o correio eletrónico como meio de comunicação. A ideia é que faça chegar a uma lista de contactos uma série de mensagens comerciais que convidem à acção concreta de compra de serviços ou produtos.

No seu sentido mais amplo, espera-se que cada e-mail enviado a um potencial ou atual cliente resulte numa nova venda. Porém, existem várias finalidades para o E-mail Marketing:

– Enviar e-mails com o propósito de melhorar a relação de um vendedor com os seus clientes atuais ou anteriores e incentivar a lealdade do cliente e, por sua vez, repetir negócios.

– Enviar e-mails com o objetivo de adquirir novos clientes ou de fidelizar antigos clientes.

– Enviar e-mails com o objetivo de dar a conhecer novidades sobre a empresa em primeira mão.

Entretanto, por muito que alguns profissionais reconheçam que esta estratégia é muito semelhante à distribuição tradicional de correio porta a porta, temos de salientar que o E-mail Marketing conta com inúmeras vantagens que tornam ainda mais apetecível fazer o investimento neste meio.

Algumas vantagens inerentes ao E-mail Marketing

Eis algumas das potencialides que ampliam o alcance deste tipo de comunicação em massa:

– Permite retorno exato sobre o investimento pode ser medido e provado quando feito corretamente. Com o mail marketing tradicional, por exemplo, não conseguimos informações sobre quem abriu ou não a nossa mensagem ou se houve mais pessoas a deitá-la diretamente ao lixo ou, de facto, a lê-la.

– A sua lista de e-mail pode alcançar um número substancial de subscritores que se inscreve voluntariamente conforme a oferta que está a oferecer.

– O e-mail é um meio de comunicação visitado todos os dias por quase todos os utilizadores da Internet. Mais de metade dos cibernautas verifica ou envia e-mails diariamente.

– O e-mail permite que os vendedores possam chegar aos consumidores com mensagens personalizadas, relevantes e dinâmicas.

– O E-mail Marketing é, na verdade, uma prática muito barata. Quer faça por sua conta ou recorrendo aos serviços de uma agência de Marketing Digital, conseguirá implementar facilmente uma boa estratégia de E-mail Marketing sem que tenha de pesar muito no seu orçamento.

Infelizmente, também existem algumas desvantagens em utilizar o E-mail Marketing. As elevadas taxas de rejeição registadas por muitas estratégias desmotivam alguns profissionais de Marketing Digital, que preferem por sua vez investir noutras estratégias.

É por isso que o grande segredo de uma boa campanha de E-mail Marketing passa sempre por garantir que o conteúdo, além de relevante, seja sempre de qualidade.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *