Home / Empreendedorismo /

A capacidade de inovar é decisiva para o aumento da competitividade empresarial

inovar

A capacidade de inovar é decisiva para o aumento da competitividade empresarial

A importância da inovação para um negócio tem vindo a ser discutida nos últimos anos. Enquanto para muitas empresas esta é uma questão que se resolve muito facilmente, para outras apresentam-se ainda algumas dificuldades no que toca a perceber aquilo que a inovação pode fazer pelo aumento da competitividade de uma empresa.

Especialmente em projetos digitais, torna-se muito fácil para certas empresas manterem-se nos moldes já aplicados por outras organizações. Replicar conteúdos já feitos, produzir vídeos do YouTube à semelhança de outros, e até mesmo organizar promoções que são idênticas à de concorrentes. No final do dia, acabamos por perceber que não há nada de original.

Neste artigo, falo-lhe por isso de algo que estou constantemente a recomendar aos meus clientes: inovar. Atualmente, o mercado vive essencialmente de inovação e de conteúdos originais capazes de se destacarem entre as milhares de publicações que nos inundam todos os dias o ecrã do computador e dos smartphones.

Os benefícios de inovar

É fácil copiar, ou pelo menos replicar, os conteúdos que vemos. Porém, isso não nos dá garantia de que vamos alcançar o sucesso.

Nos dias de hoje, manter um negócio nem sempre é fácil, muito menos começar um. Por isso mesmo, muitos empreendedores viram-se para tudo aquilo a que têm acesso para promover e divulgar o seu projeto: blogs, podcasts, serviços ou produtos digitais, revistas digitais, vídeos  e muito mais.

No entanto, acredito que o verdadeiro sucesso de uma empresa só começa quando começar a pensar “fora de caixa”. E mesmo que esteja a fazer dinheiro e a dar-se bem no mercado, tenho a certeza que vai beneficiar muito mais a partir do momento em que começar a inovar.

Os benefícios de ser inovador demonstram-se rapidamente na forma como a empresa começa a crescer, atraindo tráfego e superando assim os benefícios de que vai desfrutar se se limitar simplesmente a copiar as ideias dos outros.

De que forma pode inovação empresarial ajudar o seu negócio? Vamos lá então. Ao inovar pode encontrar oportunidades de negócios que existiam mas que nunca antes tinha visto. Aliás, pode até mesmo formular novas ideias nunca antes exploradas! Recorde-se que uma empresa bem-sucedida não responde só aos seus clientes atuais ou às necessidades da organização: tem um dever para com os clientes.

E que dever é esse? Antecipar tendências, e até mesmo criá-las, é um dever que as empresas devem ter para com os seus clientes, de forma a assegurar a procura de forma rápida e eficaz. A inovação vai ajudá-lo a permanecer à frente da concorrência, tanto no mercado quanto nas tecnologias e outras tendências.

Ao falarmos de inovação, não nos referimos apenas em criar um produto ou serviço novo, mas sim também em formular as melhores metodologias para produzir (atendendo a factores como qualidade e eficiência), assim como promoção, com o intuito de obter mais clientes e de alcançar mais vendas.

Por falar em clientes, a percepção que estes vão alcançar do seu negócio irá também mudar quando começar a agregar valor para a sua empresa e os seus produtos. Quando usada corretamente, a inovação pode dar-lhe vantagens competitivas – especialmente em mercados saturados ou rapidamente mutáveis. Os seus clientes podem até estar dispostos a pagar mais para o seu produto ou serviço se for completamente criativo e diferente daquilo a que estão habituados.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *