Home / Consultoria Empresarial /

Tudo o que precisa saber para começar a empreender

empreender

Tudo o que precisa saber para começar a empreender

Uma pessoa empreendedora é alguém que tem a capacidade para desenvolver, organizar e gerir um negócio na direcção de objetivos concretos e, consequentemente, para alcançar resultados de sucesso e lucrativos. Não é por isso de estranhar que um dos melhores exemplos de empreendedorismo seja o inicio de um novo negócio.

Identifica-se com o tipo de pessoa que acabei de descrever acima? Caso tenha respondido “sim” mas não saiba de todo como começar a empreender, não fique desanimado. Por vezes começar é o que custa mais. Porém, depois de dar os primeiros passos, começa tudo a melhorar significativamente.

Foi por essa mesma razão que neste artigo enumerei algumas dicas muito simples para quem está a começar a empreender e espera passar o seu projeto do papel para a realidade. Trata-se de conselhos simples mas que, se seguidos à risca, podem melhorar substancialmente o seu trabalho.

Tudo o que precisa saber para começar a empreender

1 – Adote o perfil certo

Para ser empreendedor é necessário talento? Não, claro que não. Isso não passa de um mito. Para se ser empreendedor é necessário sim ter uma mente aberta e preparada para o mercado profissional. Adote o perfil certo de um empreendedor e seja ativo: comece por definir metas e objetivos, a planear tudo aquilo que tem que fazer para que o trabalho dê certo e, acima de tudo, persistir naquilo que realmente quer por muitos obstáculos e dificuldades que lhe surjam à frente.

2 – Procure informação

Não vai conseguir ir muito longe se não souber como chegar, certo? Muitos profissionais acreditam que saber apenas o básico é o suficiente para desenvolver um plano de negócios e encaminhá-lo rumo ao sucesso. Por outro lado, existem algumas pessoas que, mesmo reconhecendo que lhes falta “conhecer” algumas coisas, se sentem desconfortáveis em  pedir ajuda a um especialista do ramo. Porém, qualquer uma destas pessoas corre o risco de pagar caro pelas suas decisões e escolhas. Para evitar que isto aconteça, o nosso conselho não podia ser mais simples: estude, investigue e procure constantemente por mais informação para se tornar no melhor entre os melhores.

3 – Produza o que planeou

Tem o seu projeto planeado há muitas semanas mas ainda não o fez sair do papel? Então está na hora de passar das palavras às acções. Para dar forma ao seu projeto é preciso pesquisar profundamente a ideia, procurar informações sobre gestão e processos daquele tipo de negócio em específico. Entretanto, enquanto pensa no conceito, tenha em consideração que muito perto haverá pelo menos alguém a fazer aquilo que você quer fazer. O que significa isto? A resposta é simples: precisa de verificar a viabilidade do negócio, avaliar os prós e os contras e colocar a mão na massa!

4 – Conheça a sua área

O empreendedor deve ter sempre uma visão ampla sobre todo o negócio em si. Mesmo que não tenha que operar em todas as áreas do seu projeto que estejam nas mãos de outros colaboradores, precisa no entanto de perceber a importância que cada área tem no seu  negócio, como contratar pessoas competentes e como executar essas mesmas funções. Entenda como funciona o seu negócio de cima a baixo!

5 – Não tenha medo de errar

Não se deixe intimidar pelo medo de errar. Todos os empreendedores erram. O segredo está em saber minimizar o impacto destes erros, corrigindo-os o mais rápido possível e aprendendo com eles para que não voltem a acontecer! Saber dar a volta por cima é algo indispensável no mundo dos negócios!

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *