Home / Empreendedorismo /

Atividades de team building para empresas em modelo híbrido: como são importantes?

[rev_slider mm]

Atividades de team building para empresas em modelo híbrido: como são importantes?

As pausas para o café e as conversas que surgem nessas pausas, o contacto humano com tantas pessoas diferentes ou apenas a motivação para mais um dia de trabalho, principalmente quando o cansaço está a ganhar: estas são algumas das vantagens que se tem ao trabalhar nas instalações da empresa.

Com a implementação do modelo de trabalho híbrido, no entanto, esses pequenos momentos não existem e os colaboradores começam a sentir-se desmotivados e desconectados dos colegas de trabalho.

As boas notícias é que existem centenas de atividades que podem ser feitas remotamente e que podem trazer de volta esses pequenos momentos.

Como as atividades de team building podem beneficiar os colaboradores da empresa?

As atividades de team building não vão substituir o contacto humano que se tinha anteriormente, mas são uma forma de aproximar os colaboradores, mesmo que à distância.

A recomendação é que esses momentos sejam feitos, no mínimo, uma vez por semana, mas pode optar por ter vários momentos de aproximação ao longo da semana. Podem ser momentos de conversa ou mesmo jogos ou atividades de entretenimento.

E atenção, as atividades não têm de ser exclusivamente online. Pode marcar alguns passeios, jantares de equipa ou atividades um pouco diferentes do habitual, algo que tanto irá aproximar os colaboradores, como irá melhorar a motivação de toda a equipa.

Uma ideia um pouco diferente do habitual e que, certamente, toda a equipa irá adorar é passar o dia num barco, com todos os colaboradores.

Pode alugar um barco em Lisboa e permitir que toda a equipa desfrute de um dia longe da confusão da cidade, com bons momentos de conversa ou com uma boa refeição.

Se preferir, pode levar toda a equipa num passeio de autocarro ou tuk-tuk pelos pontos de interesse da cidade.

E esta não é a única atividade que pode ajudar. Abaixo vamos dar-lhe mais 4 sugestões de atividades que pode colocar em prática nos próximos dias.

4 atividades para colocar em prática ainda esta semana

Atividades no exterior

Mais uma vez, vamos referir as atividades no exterior que podem ser planeadas já para esta semana.

Mas porque estamos a dar tanta importância a estas atividades e não tanto às atividades online? Num cenário em que os colaboradores passam mais tempo dentro de casa do que fora, torna-se essencial promover atividades longe do ecrã. Essas atividades serão benéficas para a relação entre colaboradores e para a saúde mental de cada um.

Alugar um barco é uma das atividades que mais recomendamos não apenas por ser diferente, mas também por garantir que os colaboradores se podem afastar um pouco da confusão da cidade. Conexão e relaxamento na mesma atividade.

Outras atividades de interesse são os jantares ou almoços de equipa, os passeios ao ar livre (existem diversos trilhos com paisagens de cortar a respiração) ou explorar os monumentos históricos da cidade.

 

Pode, ainda, perguntar a cada colaborador quais as atividades que gostariam de experimentar.

Partilhas do espaço e método de trabalho

A partilha do novo espaço de trabalho ou mesmo dos métodos de trabalho utilizados é uma forma de manter a união entre os colaboradores e ainda de se ajudarem na busca de formas para manter a motivação diária.

Essa partilha pode ser feita num grupo privado ou nas reuniões diárias ou semanais.

Jogos para dar umas boas gargalhadas

E, porque não, marcar um dia por semana e juntar os colaboradores para dar umas boas gargalhadas?

Existem diversas atividades e jogos que podem ajudar neste ponto, mas também é possível marcar uma hora apenas para conversar e fazer algumas partilhas.

A nível de jogos, existem diversas ideias disponíveis na internet e pode até perguntar aos colaboradores que jogos apreciam. RPGs, por exemplo, são sempre opções divertidas e que estimulam a criatividade, a proximidade entre os colaboradores e a cooperação.

Outras opções divertidas são os jogos mais pessoais, como o 1 verdade e 2 mentiras em que cada colaborador conta uma verdade sobre si e duas mentiras e os restantes têm de adivinhar qual a verdade e quais as mentiras. É interessante e ajuda a que se conheçam melhor.

Atividades de desenvolvimento pessoal, intelectuais ou criativas

Conheça a sua equipa e saiba quais os tipos de atividades que mais lhe interessam: atividades de desenvolvimento pessoal, intelectuais, criativas ou outras?

Se a equipa for composta por profissionais criativos, as atividades criativas costumam ser as melhores opções, embora não seja regra. Conhecer a equipa é essencial neste ponto e nada melhor do que perguntar qual o interesse dos colaboradores.

E claro, acima de tudo, é importante nos irmos adaptando às novas necessidades que o modelo híbrido tem trazido.

 

Imagem de capa da autoria de Helissa Grundemann / Shutterstock.com

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.