Home / Estratégia Digital /

Skype é a mais recente plataforma a aderir às Stories

skype

Skype é a mais recente plataforma a aderir às Stories

É possível, agora, adicionar a popular aplicação de teleconferências Skype à crescente lista de serviços que têm copiado recursos do Snapchat. O serviço de comunicação da Microsoft anunciou em junho de 2017 uma importante atualização nas suas aplicações móveis, incluindo uma ferramenta de destaques chamada “Highlights”, que permite aos utilizadores tirar fotografias e vídeos que estarão visíveis temporariamente para os seus contatos.

Parece-lhe familiar? Não é de admirar. A ferramenta é muito semelhante ao “Stories”, do Snapchat. Na verdade, atrevo-me mesmo a dizer que este é formato que, apesar de estar cada vez mais popular em redes sociais e serviços de mensagens, se começa a tornar cansativo. Recordo que recentemente foi também incorporada esta funcionalidade nas aplicações do Facebook, obtendo especial sucesso no Instagram.

Os Highlights são uma funcionalidade incluída na reformulação do Skype, o qual não sofreu alterações significativas desde que introduziu as chamadas de vídeo em 2006. Esta é também a atualização mais cara desde que a Microsoft comprou o Skype por 8,5 mil milhões de dólares em 2011.

Skype: serão as Stories um novo tipo de conteúdo?

highlights

Enquanto o Snapchat continua a fortificar a sua presença no mercado, os seus concorrentes continuam a copiar a sua característica mais emblemática. Além dos Highlights, o novo Skype dá ênfase a grupos de mensagem. Os utilizadores desta plataforma podem reagir entre si com emojis, personalizar o plano de fundo das conversas ou anexar conteúdo de terceiros, como gifs. O serviço também possui uma variedade de ferramentas feitas pela Microsoft para ajudar os utilizadores, incluindo a assistente virtual Corona e o Scoop, motores de pesquisa de notícias.

Ainda assim, mantendo-se fiel à sua identidade, a atualização mais recente do Skype também trouxe melhorias nas suas capacidades de ligações em vídeo, adicionando a possibilidade de enviar fotografias, de marcar contactos e usar emojis durante as ligações. No futuro próximo, a empresa espera ainda permitir que os utilizadores acedam a vídeos e joguem juntos durante as vídeo chamadas.

O Skype não se esforçou sequer para esconder que as origens dos Highlights provêm diretamente do Stories. O vice-presidente da empresa, Amritansh Raghav, disse que o Stories “é definitivamente um formato, da mesma maneira que o feed é um formato… Há um novo meio que aumentou”.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *