Home / Comércio Eletrónico /

8 cuidados que deve considerar quando navega em sites de compras

sites de compras

8 cuidados que deve considerar quando navega em sites de compras

A Internet é maravilhosa e impôs uma revolução que nunca imaginamos possível: usar sites de compras para encomendarmos tudo sem sair de casa. E quando falamos de tudo estamos mesmo a falar de tudo! Desde a pizza para o seu jantar às mercearias semanais  de que precisa para abastecer a sua despensa.

Porém, perante a magnitude do mercado digital, não é de admirar que surjam certos parasitas à procura de utilizadores mais ingénuos que, levados pelo entusiasmo, caem diretamente em armadilhas das quais não conseguem sair. Infelizmente, existem atualmente milhares de sites de compras que são falsos: ao efetuar o pagamento da sua compra, nunca a vai receber em casa, tal como lhe tinham prometido.

Para evitar cair em esquemas fraudulentos na Internet ou pagar compras em lojas que, na verdade, não existem, recomendo que leia atentamente os próximos parágrafos. Estou prestes a revelar 8 cuidados que eu mesmo uso sempre que visito sites de compras.

8 cuidados a ter em sites de compras

Verifique os contactos

Ao entrar num site de compras, tenha o cuidado de verificar se existe estabelecimento físico. Se o site não disponibilizar uma morada ou um número de telefone fixo para contactos, assim como informações que digam respeito à política de privacidade e de segurança, desconfie imediatamente da sua autenticidade. Não se deixe enganar pelo site se tiver apenas disponível um apartado ou um e-mail. Este é por norma um dos primeiros sinais que permite identificar quando um negócio é fraudulento.

Confirme o sistema de segurança

A maior parte dos sites de compras que encontramos hoje na Internet estão preparados para defender os seus clientes e todos os seus dados pessoais de qualquer ameaça externa, como hackers. Para ter a certeza de que o site é seguro, certifique-se de que tem garantia de segurança. Estas páginas têm o símbolo de um cadeado no endereço da barra de navegação e o URL tem a seguinte indicação https://, em vez de http://.

Procure opiniões

Se tenciona fazer compras num site onde nunca efetuou uma compra, procure opiniões de amigos e conhecidos que já tenham aí feito compras. Caso não conheça ninguém que já tenha passado por isso, pode em alternativa pesquisar na Internet pelo nome da empresa ou procurar em fóruns de discussão se alguém já teve razões de queixa em relação à empresa.

Esteja atento aos preços

Tal como sucede nas lojas físicas, o preço de um determinado produto pode variar bastante de um site para outro. Assim sendo, porque não comparar os preços antes de avançar para o pagamento? Uma das ferramentas que pode utilizar para procurar a proposta mais barata é através da consulta de sites comparadores de preços, como o KuantoKusta e o Kelkoo.

Consulte a política de devolução

A Internet permite-nos fazer compras sem sair de casa, mas isso tem sempre uma grande desvantagem: não podemos ver com os nossos próprios olhos o exato produto que estamos a comprar. E se por acaso recebermos um produto com defeito? Ou algo que não corresponde ao que vimos? Para se preservar de tais situações, consulte a política de devolução dos sites de compras antes de efetuar o pagamento.

Cuidado com portes e taxas

Sempre que fizer compras tenha cuidado ao acréscimo de despesas adicionais, como custos com transporte ou alfandegários. Dessa forma, consegue evitar algumas surpresas menos agradáveis. Quem efetua uma compra dentro da União Europeia não paga, por exemplo, direitos alfandegários. Ainda assim, existe a possibilidade de que tal aconteça caso a compra seja feita noutro país, como os Estados Unidos ou o Canadá.

O método de pagamento

Uma vez escolhidos os produtos que pretende comprar, está na altura de proceder ao pagamento. No entanto, certifique-se que o site lhe pede apenas as informações necessárias para concluir a compra. Como deve saber, uma das formas de pagamento mais habituais é o cartão de crédito. Se puder, evite usar o seu cartão. Procure usar, por exemplo, um cartão virtual ou sistemas como o Paypal. Em Portugal, inúmeras lojas praticam ainda a modalidade de pagamento por Multibanco que é também uma das hipóteses mais seguras.

Compre com antecedência

Certas épocas do ano são extremamente movimentadas e provocam tráfego entre as empresas de distribuição. O Natal, por exemplo, é a época em que os sites de compras mais visitas e transações registam. Assim, para evitar que as suas compras chegam depois da data para as quais precisa delas, existem duas opções: pagar portes mais elevados para acelerar o processo de entrega ou encomendar com antecedência. Dessa forma, consegue assegurar que as suas compras chegam a tempo.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *