Home / Estratégia Digital /

O que é um servidor de alojamento e por que é tão importante?

servidor

O que é um servidor de alojamento e por que é tão importante?

Decerto já percebeu que o servidor é um computador onde instala o seu website. A principal vantagem é que esse computador está ligado à Internet durante 365 dias por ano, 24 horas por dia, assegurando que o website está sempre online. A história dos servidores de alojamento está diretamente ligada com a história da Internet.

Assim que as redes começaram a permitir a comunicação entre diversos computadores, surgiu a ideia de se usarem alguns computadores para abastecer apenas websites e conteúdos. Os restantes computadores seriam usados para a navegação. Até aqui, não é difícil perceber a diferença entre um servidor e um dos nossos computadores.

Resta então a pergunta: onde pode encontrar um servidor?

A verdade é que a par com os servidores surgiram também serviços de alojamento web. Em vez de comprar um servidor para ter em casa (o que seria incomportável), pode recorrer aos serviços de uma empresa de alojamento web e alugar o espaço de um dos seus servidores.

Mas tenha cuidado: se não confia a sua casa a um estranho, não confie o seu website a uma empresa sem credibilidade. Se os servidores de uma empresa de alojamento falharem com frequência, o website fica offline até os servidores estarem de novo funcionais.

O servidor será a casa onde mora cada um dos elementos do seu website: texto, imagens, vídeo ou qualquer conteúdo que possa ser acedido pela web. Portanto é fundamental realizar uma escolha acertada e cuidadosa. Recomendo vivamente o serviço da Netgócio, que pode ver aqui.

Ter o servidor em baixo ou o facto do site ser demasiado lento, põem em causa a funcionalidade do mesmo, podendo até levantar desconfiança por parte dos clientes, prejudicando a imagem e credibilidade da sua própria empresa. Numa fase posterior, a má performance do website pode até ter efeitos extremamente negativos no que diz respeito aos lucros da empresa, principalmente se falarmos de uma loja virtual ou de qualquer negócio com uma forte componente online.

Para o ajudar, reuni abaixo uma pequena explicação das várias soluções de alojamento disponíveis no mercado.

Servidor de alojamento: as 3 opções mais populares

Alojamento Partilhado

O Alojamento Partilhado é o mais comum e também o mais popular da Internet. Por ser o mais barato, é normalmente escolhido pelas pessoas que querem criar o seu primeiro website. Neste tipo de alojamento, terá de partilhar o espaço do servidor com centenas de outros websites sob os quais não possui qualquer controlo. Nota: um número elevado de tráfego poderá sobrecarregar o servidor e fazer com o site vá abaixo.

Alojamento VPS

O alojamento com servidores VPS é uma solução intermédia que lhe dá uma autonomia superior, uma vez que permite um maior controlo sob a administração e possibilita que seja reiniciado de forma independente. VPS é a sigla para Virtual Private Server e, ao contrário da solução anterior, a empresa não necessitará de partilhar os recursos com outros websites.

Alojamento Dedicado

O Alojamento Dedicado é a solução mais avançada, indicada para empresas de grande dimensão que possuam necessidades especificas e acrescidas, como segurança de dados. Ao optar por esta solução terá direito a um servidor individual que só alojará o seu website. A maior vantagem dos servidores dedicados está na alta performance que permite aguentar volumes extremamente elevados de tráfego sem comprometer a velocidade e o funcionamento do próprio website. Embora sejam comparativamente mais caros do que as soluções anteriores, os servidores dedicados são altamente seguros e dão total autonomia a quem gere o site.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *