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Como rastrear as fontes de leads do seu site no Google Analytics

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Como rastrear as fontes de leads do seu site no Google Analytics

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Se você tem dúvidas como as pessoas encontram o seu site, quais as campanhas de marketing estão a obter um bom desempenho e em quais canais você deve concentrar-se para captar leads, então você não está sozinho!

Quer você tenha seu próprio negócio ou administre o site de um cliente é extremamente importante saber o desempenho das suas campanhas de geração de leads. E para saber disso, você precisa configurar o rastreamento da origem do lead. Você pode fazê-lo directamente no Google Analytics e ler os resultados no MonsterInsights, que é o melhor plugin para WordPress relacionado com Analytics!

Neste artigo, explico como rastrear as suas fontes de leads no Google Analytics. Vamos começar por examinar por que é importante rastrear leads.

Por que você deve rastrear as fontes de leads?

Como profissionais de marketing, muitas vezes enfrentamos o desafio de gastar o nosso orçamento com sabedoria e investir em canais que podem impulsionar a geração de leads.

Mas como você encontra esses canais?

Ao rastrear as suas fontes de leads, você pode identificar em quais canais gastar. Para analisar ainda mais, digamos que você tenha um blog de comida e queira saber qual é canal social que traz mais leads.

Através do rastreamento da fonte de leads você fica a saber que o Facebook supera todos os outros canais sociais. Assim, você pode aplicar o seu esforço e dinheiro para promover as suas campanhas no Facebook, já que estas têm melhores resultados no seu nicho de mercado.

Rastrear leads no Google Analytics também ajuda a ver quais as campanhas de marketing estão a ter um melhor desempenho e quais não estão já agora. Você pode até acompanhar os formulários de geração de leads no seu site e ver qual deles está a converter melhor, fazendo por exemplo testes A/B para escolher a opção vencedora.

Dito isto, você está pronto para configurar o rastreamento de leads para o seu site?

 

Como configurar o rastreamento das fontes de leads no Google Analytics?

Quando se trata de configurar o rastreamento de fontes de leads, você deve saber que o Google Analytics não rastreia automaticamente todas as fontes.

Para descobrir o desempenho da sua campanha, rastrear conversões de formulários e descobrir o melhor canal, você terá que realizar configurações adicionais no Google Analytics.

Isto pode ser complicado para novos utilizadores, especialmente se você não for um codificador ou um especialista em Analytics.

Mas existe uma maneira mais fácil.

Ao usar o MonsterInsights, você rastreará leads no Google Analytics num piscar de olhos, sem ter que fazer nenhum trabalho manual ou tocar em qualquer linha de código.

Usando o plugin, você também pode adicionar o Google Analytics ao seu site WordPress e configurar o rastreamento avançado com apenas alguns cliques.

Veja como você pode usar o MonsterInsights para rastrear as suas fontes de leads no Google Analytics.

Acompanhar formulários de geração de leads

Se você tem formulários de geração de leads no seu site e deseja saber qual deles tem mais conversões, pode rastreá-los no Google Analytics.

Por padrão, o Analytics não rastreia os seus formulários e você terá que configurar metas no Google Analytics. No entanto, MonsterInsights torna esse processo mais simples.

Usando o complemento WordPress Forms Tracking and Analytics, você pode rastrear automaticamente todos os seus formulários no seu site WordPress.

Você pode então visualizar um relatório dentro do seu painel do WordPress para ver o desempenho dos seus formulários de geração de leads. Para cada formulário, você pode ver as suas impressões, conversões e taxa de conversão.

Estes dados fornecem informações sobre qual tipo de formulário gera mais leads. Usando estas informações você pode promover esse formulário específico com maior acuidade no seu site e otimizar aqueles que não estão a funcionar bem.

Confira também este tutorial ou ainda este link que explica como rastrear envios de formulários no Google Analytics no MonsterInsights.

 

Acompanhar campanhas de geração de leads

Depois de configurar o rastreamento para os seus formulários de geração de leads, você também pode acompanhar o desempenho de diferentes campanhas e ver quais são mais bem-sucedidas em atrair leads.

Para fazer isso, você pode usar o MonsterInsights e criar URLs customizados com parâmetros UTM para cada campanha. Os parâmetros UTM são pequenos pedaços de texto adicionados ao final do seu URL e fornecem informações que ajudam na diferenciação entre várias campanhas.

 

Como criar URLs de campanha com códigos UTM no MonsterInsights

Quer acompanhar o desempenho de um determinado e-mail ou campanha publicitária, ou descobrir quantos visitantes você recebe de um determinado link? É fácil adicionar variáveis ​​de campanha personalizadas, chamadas de código UTM, aos seus URLs no MonsterInsights.

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Digamos que você está a enviar um boletim informativo por e-mail sobre uma liquidação de primavera e deseja acompanhar o desempenho dessa campanha por e-mail. Para medir o desempenho desse e-mail, você deseja rastrear quantos visitantes obtém de um determinado link no seu e-mail.

A maneira fácil de fazer isso é adicionar um pouco de código especial, chamado de “código UTM”, ao seu URL.

Quando você faz isso, o Google Analytics sabe rastrear separadamente os visitantes do site que usaram esses links. Dessa forma, você pode obter facilmente relatórios analíticos sobre o desempenho de cada link.

Com o MonsterInsights, você pode criar URLs facilmente com códigos de rastreamento UTM diretamente no painel do WordPress.

Antes de começar você terá que instalar o plugin MonsterInsights no seu site e conectá-lo ao Google Analytics.

Para criar URLs de campanha com códigos UTM, navegue até Insights » Ferramentas. Agora você pode ver o construtor de URL.

No construtor de URL, você pode inserir o URL do site e outras informações da campanha. Exceto o URL do site e Origem da campanha, todos os outros campos são opcionais.

URL do site: é o URL do seu site, uma página de destino específica ou um anúncio de banner que você deseja segmentar

Origem da campanha: você pode especificar a origem de suas campanhas, como mecanismo de pesquisa (Google) ou mídia social (Facebook)

Meio da campanha: em seguida, insira o meio de marketing usado, como banner, e-mail ou custo por clique (CPC)

Nome da campanha: você pode dar um nome à sua campanha neste campo

Termo da campanha: se estiver exibindo anúncios pagos, você pode inserir palavras-chave específicas para ver quais termos de pesquisa geraram mais leads

Conteúdo da campanha: isso é útil se você estiver testando anúncios ou qualquer outro elemento no mesmo link, pois ajuda a diferenciar as duas variantes

Depois de inserir esses detalhes, a ferramenta fornecerá um URL personalizado que você pode copiar e colocar no seu site. Dessa forma, você pode ver exatamente quais fontes de tráfego os seus leads usaram para encontrar o seu site.

Agora você pode ver facilmente quais fontes de leads valem a pena perseguir e investir. Dessa forma, você pode concentrar-se em determinados canais e criar campanhas para capturar mais leads.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre como rastrear as suas fontes de leads no Google Analytics. Você também pode conferir outra leitura interessante sobre 5 ferramentas essenciais para quem deseja praticar marketing digital.

 

O que é e para que serve o MonsterInsights?

O MonsterInsights é frequentemente considerado um dos melhores serviços de integração do Google Analytics para proprietários de sites em WordPress. Neste momento, este plugin tem mais de 2 milhões de utilizadores que usam esta ferramenta para relatórios analíticos. Como sabemos, o Google Analytics é a única fonte confiável de rastreamento analítico para sites. Mas, há um pequeno problema.

O Google Analytics não é fácil de usar e pode ser muito complicado para iniciantes e proprietários de sites como você, que estão muito focados em gerar ótimos conteúdos (e não muito empenhados em ler estatísticas enfadonhas).

O MonsterInsights foi originalmente desenvolvido por Joost de Valk, o programador por detrás do Yoast SEO. Conforme a Yoast crescia, a empresa decidiu concentrar-se exclusivamente em produtos de SEO, e o anteriormente conhecido como plugin Google Analytics by Yoast encontrou um novo lar em 2016 com Syed Balkhi, sendo rebatizado como MonsterInsights.

Graças a Syed Balkhi, o MonsterInsights agora tem um único objetivo: tornar a análise fácil para iniciantes, sendo comercializado pela mesma equipa que faz os plugins OptinMonster e WPForms.

Se você é um especialista em Google Analytics, não precisa de uma ferramenta de análise para o seu site WordPress. Então, por que você ainda deve usar uma ferramenta como MonsterInsights? O MonsterInsights revela todas as informações que você precisa num piscar de olhos, tornando a análise fácil mesmo se você for um iniciante.

Mais importante, o MonsterInsights também é muito mais fácil de configurar do que o Google Analytics. Um iniciante no WordPress pode não saber como ou onde colocar o código de rastreamento. Mas a configuração com MonsterInsights é muito mais fácil – você não precisa editar nenhum código no seu site.

E assim vai entender facilmente quais os tópicos e formatos que o seu público mais gosta, para que você possa criar mais conteúdo do género, pode ver como as pessoas encontram o seu site, para que você possa concentrar os seus esforços nas táticas de marketing que funcionam, assim como definir e acompanhar as suas metas de conversão para saber como melhorar e otimizar o seu site.

Tudo na mesma ferramenta e dentro do seu dashboard!

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