Home / Estratégia Digital /

Descubra a importância dos Mind Maps como ferramentas de gestão

Descubra a importância dos Mind Maps como ferramentas de gestão

Independentemente da área, não há negócio que seja simples. Da estratégia de comunicação, à logística e contabilidade, existem questões complexas que, quando falham, comprometem toda a cadeia de trabalho. É neste sentido que salientamos a importância dos mind maps (ou mapas mentais), diagramas que servem para organizar projetos e planeá-los ao milímetro.

Tal como na grande maioria dos assuntos, a Internet veio facilitar todo o processo de organização.

Ferramentas poderosas servem de auxílio à gestão do tempo e mostram-se muito úteis na fase do planeamento. O facto de estes diagramas estarem online permite-nos partilhá-los com outras pessoas com um só clique e atualizá-los sempre que necessário.

Por estes e por outros motivos, aconselhamos que, antes de implementar um projeto, crie o seu próprio mind map e, durante a implementação, utilize os recursos que, em seguida, lhe apresentamos para potenciar a gestão do tempo. No fundo, otimize os recursos que tem à sua disposição e consiga os melhores resultados possíveis.

5 mind maps para organizar o seu trabalho

Bubblus

 

bubblus-ed

 

Cansado de mind maps enfadonhos e mal organizados? Então, a solução é o Bubblus, uma ferramenta online que permite por ordem aos brainstormings mais dispersos e confusos. O funcionamento é simples e acompanha as várias etapas do projeto. Indicado para trabalhos complexos, esta plataforma tem várias modalidades, uma das quais gratuitas. Aceda ao website e veja qual a solução que melhor se adequa às suas necessidades.

Mindomo

 

midomo

 

Não há dúvida de que os mapas mentais são uma excelente forma de organizar o trabalho. A ideia é compartilhada pelas mais de 3 mil empresas que já utilizaram a ferramenta da Mindomo. O projeto pode ser partilhado facilmente por todos os membros da equipa de trabalho e atualizado facilmente à medida que o projeto vai avançando. O site tem uma imagem descontraída, mas não se deixe enganar porque as soluções estão ao nível das melhores do mercado.

MindMeister

 

mindmeister-ed

 

O MindMeister é uma ferramenta colaborativa para a construção de mapas mentais. A plataforma permite a partilha fácil de ideias e a elaboração conjunta em tempo real. Os templates pré-definidos são, por si só, uma grande ajuda e existem modelos para praticamente todos os nichos, da educação aos negócios e tecnologia. Para experimentar sem nenhum custo, crie uma conta básica e vá explorando as modalidades gratuitas.

Stormboard

 

stormboard-ed

 

O Stormboard tem como objetivo simplificar e organizar a mais confusa “tempestade de ideias”. A ferramenta possui uma série de outras soluções integradas que prometem agilizar o trabalho de todos os profissionais, até dos mais desorganizados. Com a ferramenta é mesmo caso para dizer que não vale a pena fazer tempestades num copo de água.

 

Mind42

 

mind42

 

“O Mind Mapping pode ser grátis, fácil e simples”. Este é o slogan do Mind42, uma ferramenta de criação de mapas mentais que torna a mais complexa das ideias em algo simples e de entendimento fácil. Meia dúzia de cliques é o suficiente para que consiga por tudo em ordem e depois só tem de os partilhar com quem quiser. A plataforma oferece um fórum de discussão para quem quiser tirar dúvidas ou falar de assuntos relacionados.

 

NOTA: Este artigo foi publicado originalmente no Blog Estratégia Digital com o título Mind Maps: Ferramentas essenciais para a gestão da sua empresa

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *