Home / Estratégia Digital /

Métricas: é obrigatório medir os resultados do seu website

métricas

Métricas: é obrigatório medir os resultados do seu website

Num mundo globalizado e influenciado pelas tecnologias da informação e comunicação, como é o nosso, as fontes de tráfego para o seu website assumem um papel especialmente importante, sobretudo para uma marca que se quer dar a conhecer ao grande público.

Estas plataformas são também importantes como factor de conversão em visitas, isto é, gerar novos “cliques”. Daí que, recolher e analisar os dados obtidos e saber como, quando, onde e o que veem os utilizadores do website, seja hoje um factor muito importante para que uma empresa perceba o que está a fazer bem e o que está a fazer mal.

É aqui que entra em jogo a ferramenta Google Analytics, que serve precisamente para fazer esta mensuração. Esta ferramenta analisa o tráfego de visitas de um site e permite saber que acessos são provenientes do Facebook, do Twitter, do YouTube ou do Google+, por exemplo, além de tudo o resto que precisa saber.

Contudo, o Google Analytics apenas lhe vai mostrar alguns dos resultados essenciais para medir o sucesso do seu website. Deve complementar esta informação utilizando outra ferramenta que o Google também disponibiliza: o Google Webmasters.

O Google Search Console é uma ferramenta importante porque permite ver algumas das informações sobre como o Google interpreta o seu website. Com muitas informações relevantes principalmente no que diz respeito à indexação do site, páginas / títulos duplicados e remoção de páginas, entre muitas outras funções, podemos assinalar como principais vantagens as seguintes acções:

– Controlar a velocidade de indexação do website

– Enviar o Sitemap (mapa para o Google entender o que está nos conteúdos dentro do site)

– Identificar Conteúdo Duplicado

– Analisar Consultas de Pesquisa do motor de busca Google

– Páginas Indexadas, rastreadas, não selecionadas e bloqueadas

– Estado do índice de palavras-chave relacionadas com o website

– Identificar erros de rastreamento

– Alertas sobre malware no website

– Remoção de URLs

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *