Home / Estratégia Digital /

Ainda não sabe o que é Marketing Social? Descubra agora!

marketing social

Ainda não sabe o que é Marketing Social? Descubra agora!

Nos dias de hoje fala-se imenso de Marketing e das suas muitas facetas. Entre os vários termos que lemos todos os dias na Internet está, inegavelmente, o Marketing Social. Este tipo de marketing seria totalmente impossível de explicar aqui numa mera frase. Por isso mesmo, achamos que merecia um post completo onde explicamos a origem, conceito e como pode ser aplicado.

Comecemos então pela origem do Marketing Digital. Este foi um termo que se começou a formular na década de 30, nos Estados Unidos, quando dois grandes empresários começaram a estudar as melhores formas para juntar o marketing com as necessidades e questões sociais que estavam a emergir por todo o país e mundo. Estamos a falar de uma época entre as duas grandes guerras mundiais, em que conceitos como a publicidade e consumo se começaram a tornar mais evidentes.

A pouco e pouco, o Marketing Social vai-se moldando  para se ajustar às necessidades do mercado. Nos seus primeiros anos, este tipo de adaptações a que se submeteu fez com que  o Marketing Social se tornasse um dos grandes responsáveis pela responsabilidade social e cidadania empresarial que se tem vindo a viver nas últimas décadas.

Mas o que é Marketing Social?

Entretanto, apesar de ser difícil descrever em poucas palavras o conceito de marketing social, é possível tentar transparecer o conceito que existe por detrás da sua utilização. Em termos práticos, o Marketing Social espera empregar o planeamento do mercado, as melhores estratégias, a análise das técnicas tradicionais e mais inovadoras, assim como todos os serviços colocados  ao bem-estar do indivíduo em si e da sociedade.

O Marketing Social é como uma ferramenta democrática, se assim lhe podemos chamar, que tem a visão de mudar a nossa sociedade. Para atingir tal propósito, procura recorrer a tecnologia avançada e existente disponível nos dias de hoje. A grande vertente exponencial que surgiu nos últimos anos está extremamente relacionada com a utilização das redes sociais para atingir esses mesmos objectivos, usando a popularidade das mesmas e passando a mensagem principal aos consumidores.

Nos dias de hoje há cada vez mais uma necessidade extrema de mudanças, sejam elas na nossa forma de viver, na economia ou nos estilos de vida. Esta mudança é imposta principalmente por questões de desenvolvimento e revolução que se enquadram na sociedade em que vivemos.

O principal desafio das empresas nos dias de hoje passa por identificarem as causas sociais e de interesse público para assim atingirem o seu objectivo e chegar até aos consumidores finais. O marketing social aplica exatamente a mesma lógica: identificar o publico alvo, identificar as suas necessidades, definir as vantagens de utilização e chegar à conclusão da melhor forma.

Como seria de esperar, com a evolução do marketing, surgiram múltiplos modelos que podem ou não ser seguidos por empresas e pessoas individuais que esperam alcançar o sucesso. No que diz respeito aos principais objectivos, chega-se à simples conclusão de que a interacção entre sociedade, indivíduos da sociedade, problemas da sociedade e necessidades da sociedade são analisados e canalizados para uma determinada função. Só desta forma chegam aos consumidores finais de forma a encontrar soluções.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *