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4 ameaças de fraude que podem afetar a sua loja virtual

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4 ameaças de fraude que podem afetar a sua loja virtual

 

Todas as lojas virtuais podem, infelizmente, ser alvo de práticas fraudulentas. Mesmo que tenha preparado a sua loja virtual com mecanismos de defesa para assegurar que nenhuma atividade hacker consegue penetrar as suas defesas, por vezes existem outras ameaças de fraude, mais dissimuladas e silenciosas, que podem prejudicar gravemente a sua atividade.

Neste artigo, é sobre essas mesmas ameaças a que as lojas virtuais estão sujeitas de que vou falar. Tratam-se de problemas discretos, que perturbam o dia-a-dia das lojas virtuais e conseguem infiltrar-se no seu sistema sem que o proprietário se aperceba.

4 ameaças de fraude que podem afetar a sua loja virtual

Testadores de cartões

A fraude pode acontecer sempre ainda que seja mais frequente nas lojas baseadas em templates. Sei que o pensamento que está no título não é especialmente agradável, mas é isto que deve ter em mente se tem uma loja virtual. Mesmo que o seu produto não possua valor de revenda, não deve excluir a hipótese de ser vítima de um ataque. Os testadores de cartão, apesar de serem uma ameaça menos conhecido no mercado digital, procuram qualquer tipo de lojas virtuais para testar os milhares de cartões clonados que adquiriram ilegalmente… e a sua loja pode ser uma delas.

Este é um tipo de golpe em que o atacante, por assim dizer, realiza transações de baixo valor apenas para saber que cartões possuem crédito para que, mais tarde, possam ser utilizados para comprar produtos com alto poder de revenda (eletrodomésticos e bilhetes de avião, por exemplo). Ao detectarem que um site não tem mecanismos de defesa para estas situações, os atacantes insistem na façanha e repetem-na sempre que precisarem. Entretanto, as pessoas que tiveram os seus cartões clonados vão perceber a anomalia e reclamar diretamente contra a sua empresa.

Perfis falsos

Nem todas as informações que recebe quando um utilizador se regista são necessariamente reais. Hoje em dia, inúmeros praticantes de fraude conseguem obter com relativa facilidade dados pessoais para se registarem em lojas virtuais e outras plataformas da Internet. Seja para que propósito forem estes perfis, o facto de não serem autênticos constitui automaticamente um motivo para serem eliminados. Por isso, não confie apenas nos dados do utilizador: peça para confirmar uma série de dados pessoais se suspeitar de algum utilizador para evitar sofrer problemas maiores.

 

Revisão manual

Se costuma fazer análise de riscos à sua loja virtual, considere então fazer uma revisão de todos os pedidos e perfis de utilizadores que considerar suspeitos. Mesmo que não seja possível reverter uma decisão ou cancelar o envio de um produto, poderá alimentar o sistema com informações importantes para detectar padrões de comportamento na loja virtual e tomar melhores decisões no futuro.

Esta é uma operação que merece toda a sua atenção e que deve ser feita de forma diligente. Uma revisão manual que não seja bem feita pode ter consequências muito negativas para uma loja virtual: pode recusar muitos pedidos bons e assim verificar uma diminuição importante nas vendas ou, por outro lado, ficar empolgado com uma venda aparentemente boa e descobrir, a longo prazo, que afinal se tratava de uma fraude.

Acreditar que cliente antigo é venda garantida

É muito raro acontecer, mas há sempre a possibilidade e, por isso, decidi incluir este problema na lista. Imagine que tem um cliente na sua loja virtual a quem já vendeu vários produtos. Um daqueles clientes com quem trabalha há anos e que sabe que a lealdade não pode ser questionada e que jamais o vai tentar enganar. E se de repente essa pessoa cometesse fraude? Embora seja raro, como mencionei acima, é possível que aconteça mas não pelos motivos que está a pensar.

Há casos em que as senhas de certos utilizadores são roubadas e as suas contas usadas para práticas fraudulentas. O atacante usa a conta antiga e o bom histórico do cliente para tentar realizar as fraudes e passar no filtro da loja virtual. Este é um problema que está na génese de um outro problema maior da Internet: a dificuldade em confirmar a identidade de quem está do outro lado do ecrã a realizar uma compra.

 

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