Home / Comércio Eletrónico /

O crescimento do comércio eletrónico aumentou a importância da logística

[rev_slider mm]

O crescimento do comércio eletrónico aumentou a importância da logística

Ter ao dispor soluções tecnológicas é imprescindível para que todo o processo logístico por trás do comércio eletrónico funcione sem falhas e na perfeição. E, por entre as soluções tecnológicas ao dispor, existem 4 fatores-chave a que se deve dedicar a atenção. Saiba quais são neste artigo dedicado à importância da logística para o comércio electrónico.

A pandemia Covid-19 veio impulsionar o mundo das vendas online. De forma prática e segura, foi possível assegurar, assim, inúmeros negócios, como não havia acontecido antes. Além do aumento das vendas de produtos físicos, também incrementaram muito as plataformas de negociação crypto em tempo real, como a Pattern Trader.

E o momento serviu para muitos refletirem sobre a renovada importância da logística para o comércio eletrónico.

Reconhecer este aumento substancial é fundamental para o sucesso de um negócio na atualidade. Afinal, esta etapa integra a estrutura empresarial e pode ditar o futuro de uma empresa. A logística implica planear, executar e controlar eficazmente o transporte, assim como a movimentação e o armazenamento dos produtos, não só dentro, como também fora das empresas – até que chegue ao cliente final.

Tudo isto deriva da constante evolução tecnológica, do aperfeiçoamento de infraestruturas e de processos, devido ao elevado aumento das vendas online. Como tal, a logística materializa as transações eletrónicas e não deve ser descurada.

Importância da logística para o comércio eletrónico: por que é importante investir…

Pensar num negócio e ter como foco a satisfação do cliente é um fator diferencial para qualquer empresa, especialmente para o mundo dos negócios online. Nesse sentido, é impossível ignorar o papel e a importância da logística.

As boas soluções são, como tal, sempre bem-vindas. São elas que ajudam a reduzir o número de erros, a agilizar as tarefas, a aprimorar o serviço e a respetiva qualidade.

E isto é particularmente importante numa altura em que se valoriza tanto a experiência do cliente e a importância de o fidelizar.

Como alcançar a excelência na área de logística?

 

Ter ao dispor soluções tecnológicas é imprescindível para que todo o processo por trás do comércio eletrónico funcione sem falhas e na perfeição. Para tal, há quatro fatores-chave a que deve dedicar a sua atenção.

  1. Stock sempre atualizado

Muitas vezes, o cliente entra num website para efetuar uma compra, mas o produto desejado não está disponível. Isto deve ser evitado ao máximo, pelo que os stocks devem ser repostos e atualizados com urgência.

  1. Soluções de integração são fundamentais para solidificar a importância da logística

As soluções dedicadas ao controlo stock devem ir além do que passa no site, nas redes sociais ou nos marketplaces: devem ser pensadas ainda antes de estarem disponíveis para o cliente. Só assim a engrenagem funcionará como idealizada.

  1. Comunicação

A comunicação é, muitas vezes, desvalorizada. Mas pensar na importância da logística para o comércio eletrónico é também perceber que a comunicação interna entre equipas e diferentes etapas da cadeira logística é tão importante como a comunicação que é feita com o exterior. Se não mais importante até.

Tem de haver inputs internos de modo a que todos os colaboradores saibam o que têm de fazer, quando e como. Quanto à comunicação externa, o objetivo do ponto de vista da logística é proporcionar ao cliente uma experiência intimista e próxima. Isto é: permitir que ele acompanhe todas as etapas pelas quais passa a sua encomenda.

  1. Escolher os parceiros certos

Por último, saiba que é importante escolher os parceiros certos, neste caso, no que ao transporte diz respeito. Rapidez, eficiência, empenho, adaptação, flexibilidade e qualidade são as características que deve procurar nas soluções logísticas para empresas.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *