Home / Marketing Digital /

Saiba como escolher um domínio para o seu website

escolher um domínio

Saiba como escolher um domínio para o seu website

Já imaginou como seria se cada vez que quisesse visitar um determinado website na Internet fosse necessário digitar no seu browser uma sequência de números? Pois saiba que seria isso que aconteceria, se não utilizássemos os domínios.

De forma simples, ao criarmos um domínio estamos a traduzir informação complexa numa palavra ou expressão curta, de forma a que esta possa ser mais facilmente memorizada, para depois ser usada na barra de navegação de qualquer browser.

Mas, afinal porque é que os domínios são tão importantes no meio empresarial? Porque funcionam como uma espécie de chave que permite a qualquer pessoa entrar no seu site. Como tal, o nome do domínio deverá seguir algumas indicações: deve ser capaz de reflectir a identidade e a área de negócio da empresa; não deve ser demasiado longo; e deve possuir a extensão correta. De preferência deve ser o nome da empresa ou marca. Mas também pode não ser (…).

Escolher um domínio… Mas qual?

Um domínio é composto por duas partes: o nome e o Top Level Domain ou, em português, Domínio de Topo. Se a primeira parte deve ir de encontro à filosofia da empresa, a segunda deverá ser escolhida de acordo com a área de negócio.

Apresento de seguida, alguns dos Top Level Domain mais utilizados:

.comWebsites com fins comerciais/lucrativos

.ptWebsites de Portugal

.org – Organizações sem fins lucrativos

.info – Plataformas puramente informativas

.net – Negócios online, startups e empreendedorismo

.tv – Televisões ou sites que se dedicam à difusão de vídeos em geral

.biz – Empresas de marketing com negócios B2B

Como registar um domínio?

Já sabe que nome vai dar ao seu site? Pois, agora, é só verificar se esse mesmo nome já está ou não a ser utilizado. Para isso, só tem de escolher o URL e verificar a sua disponibilidade. Neste LINK encontra vários serviços para esse efeito.

Se o domínio pretendido não estiver a ser usado é só avançar para o registo. Se tal não acontecer, a ferramenta de verificação apresentará uma série de alternativas que poderá utilizar. Os sistemas está associado ao WHOIS, um arquivo internacional que guarda todos os domínios registados no Mundo.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *