Home / Desenvolvimento de Sites /

Dicas para website: 8 pontos que deve considerar antes de iniciar um projeto

dicas para website

Dicas para website: 8 pontos que deve considerar antes de iniciar um projeto

Existe uma piada muito comum entre os profissionais de marketing digital que diz mais ou menos o seguinte: se alguém quiser esconder alguma coisa muito bem, apenas há um lugar no mundo totalmente seguro. Esse lugar é… a segunda página de pesquisas do Google, pois ninguém a vê! Funny, hum? A questão é que tem mesmo um fundo de verdade!

Qualquer pessoa que vá criar o seu primeiro website tem de saber que se não estiver no Google todo o trabalho será inglório, pois muito dificilmente será encontrado por potenciais clientes (leads). Por isso mesmo deve ler atentamente estas 8 dicas para website de forma a torná-lo visível.

8 dicas para website que deve conhecer e aplicar

1 – Defina objetivos concretos para o seu website

Um website deve ser encarado como mais uma ferramenta para alcançar determinados objetivos. Seja a captura de novos clientes, seja o aumento de venda de produtos ou a da criação e divulgação de uma marca ou produto, é essencial que esteja definido o que se quer atingir num determinado espaço de tempo (por norma, a 1 e a 5 anos).

Esta informação é também vital para que os designers, programadores e marketeers, desenvolvam os chamados Funis de Venda e Lead Magnets ao longo do website. A ideia também será adaptar os meios aos fins.

2 – Conheça as palavras-chave do seu negócio

Identifique num documento as palavras-chave que estão associadas ao seu negócio. É muito importante que ao criar o seu website, estas keywords estejam presentes no seu conteúdo ajudando a criar autoridade no seu nicho de mercado e a ser encontrado pelo Google e outros motores de busca.

3 – Crie uma identidade visual profissional

Se quer ter um website, então este tem de ter bom aspecto gráfico. Ou seja, precisa de uma identidade visual para o seu website de acordo com a imagem corporativa da empresa e que conduza os visitantes a efetuarem determinadas ações (encomendar, pedir informações, subscrever newsletter, etc…).

4 – Sim, precisa mesmo de designer e programador

Se deseja um website profissional, então precisa de um designer (que desenha a estrutura de acordo com uma identidade visual) e de um programador (que escreve os códigos do projeto feito pelo designer).

5 – Insira as informações básicas

No seu website devem estar as informações básicas sobre o que a sua empresa faz e comercializa.

6 – Contactos e redes sociais bem visíveis

A morada, email, telefone e eventuais departamentos devem estar bem visíveis. Não se esqueça de inserir links diretos para as redes sociais.

7 – Tenha em consideração as pesquisas do Google

Deixe os “achismos” de lado. Para um site ser acessível e gerar retorno sobre o investimento (ROI) deve estar estruturado com as palavras-chave correctas, que correspondem aos termos que os potenciais clientes digitam nas pesquisas no Google. Quem faz este trabalho? Um profissional de SEO (sigla em inglês para otimização para motores de busca).

8 – Um website NÃO é um blog

Existem muitos serviços para a construção gratuita de blogs na Internet, mas um website não é um blog. O que deve entender é que ambos têm missões diferentes, sendo necessário contratar os profissionais  certos para criar um website original e exclusivo para o seu negócio. O blog será sempre um componente extra que se pode verificar indispensável e de caráter obrigatório conforme a área de negócio e a estratégia planeada.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *