10 principais dicas de usabilidade para lojas e-commerce

Os sites de comércio eletrónico estão a crescer de uma maneira incrivelmente rápida. Não há limites e quaisquer restrições geográficas desapareceram há muito tempo, permitindo que os entusiastas das compras comprem conforme a sua conveniência. Apesar dessas vantagens, a maioria dos sites de e-commerce tem um mau desempenho. Porquê?

Uma das razões está relacionada com o facto da maioria dos sites de comércio eletrónico geralmente falhar no seu objetivo principal de facilitar a compra para os clientes. Este artigo explica as armadilhas mais comuns e fornece um conjunto de dicas de usabilidade para e-commerce que podem ajudá-lo a tornar o seu site mais utilizável.

Confira agora as nossas 10 principais dicas de usabilidade para lojas e-commerce

 

Torne o seu site totalmente compatível com dispositivos móveis

O sucesso dos sites de comércio eletrónico está em melhorar a experiência do utilizador, mantendo-a simples para ganhar a confiança do cliente. Se o seu site está na plataforma WordPress então existe uma forma de ele ser totalmente compatível com dispositivos móveis com apenas alguns cliques usando o WPtouch Pro.

Essa simples alteração não apenas resultará na conversão de cliques potenciais em compradores, mas também influenciará fortemente o cliente a revisitar o seu site no futuro, além de melhorar bastante a interpretação e classificação da sua loja online no motor de pesquisa do Google.

 

Breadcrumbs: Onde estou?

O que é uma Breadcrumbs (literalmente migalha de pão) num website? É aquela linha de navegação baseada em texto que mostra ao utilizador qual é a sua localização atual na hierarquia do site.

Se o seu site de comércio eletrónico existente não tiver migalhas de pão, então pode causar desconforto para o cliente. O cliente pode sentir-se perdido no labirinto de links de produtos e até algo abalado se não conseguir encontrar a localização exata no site. Altamente eficazes em termos de tempo, as Breadcrumbs ajudam a reduzir o abandono do site e evitam que o consumidor se desvie ao fazer um pedido.

Veja um exemplo de localização atual abaixo na loja online The Bath:

Início >> Bañeras >> Bañeras Exentas >> Banheira oval Volta

Não apenas fornece a sua localização dentro do site, mas também fornece atalhos dentro da hierarquia do site. É um elemento de navegação padrão na maioria dos sites de comércio eletrónico robustos e bem-sucedidos.

Mantenha a simplicidade na Navegação – Não confunda o seu cliente

A sua estrutura de navegação é um labirinto complexo escondido sob complicadas séries de cliques? Se sim, este é o maior erro estratégico de um site de comércio eletrónico. Uma estrutura de navegação organizada permitirá uma navegação tranquila e sem esforço, o que, em última análise, incentiva os visitantes a continuar a explorar o site e a transformá-los em visitantes regulares.

Você precisa pensar na estrutura de navegação do seu site para garantir que os clientes possam localizar informações, comparar produtos e fazer pagamentos com o mínimo de cliques.

 

Página inicial: acerte da primeira vez

A sua página inicial muitas vezes cria uma primeira impressão na mente dos visitantes – pelo menos para aqueles que começaram a navegar no seu site passando pela homepage. É fundamental que o visitante do site encontre exatamente o que procura no momento em que chega. Os sites de comércio eletrónico precisam exibir várias ofertas de produtos, em vez de apenas exibir um ou dois produtos na página inicial. Ao exibir poucos produtos na página inicial, você está a restringir a escolha do cliente desde o início.

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Visibilidade da fonte da página do produto: prenda a atenção do visitante

A combinação certa de cores, tamanho e cor da fonte garante que os visitantes não tenham nenhum problema em visualizar os detalhes do produto e que encontrem as informações relevantes que procuram no menor tempo possível. Portanto, cada elemento deve ser projetado para atingir esse objetivo.

 

Botão Adicionar ao carrinho: ação final a apenas um clique de distância

Muitas vezes, o “Adicionar ao carrinho”, o botão de ação final num site de comércio eletrónico, não é bem projetado ou está estrategicamente colocado para capturar a ação do comprador em potencial A seleção da forma, cor, tipografia de fonte e conteúdo do botão acionam a ação final.

Certifique-se de que o botão ‘Adicionar ao carrinho’ seja óbvio, claro e proeminente em comparação com outros recursos na página do produto, como listas de desejos, visualização do produto, e-mail para um amigo ou botões de check-out. As funções menos importantes devem ser botões de cores mais claras ou links de texto simples.

 

Visibilidade da fonte: um erro caro

Outra diretriz de usabilidade do e-commerce frequentemente esquecida é selecionar a tipografia certa. Decidir qual tipo, tamanho e cor de fonte usar pode ser muito complicado. Você pode gastar milhares de euros numa plataforma de comércio eletrónico de excelência e contratar os programadores mais caros para obter um desempenho robusto, mas o seu site simplesmente não funcionará se esse aspecto básico e crucial do design de um site for negligenciado.

 

Navegação primária: acesso rápido garantido

É igualmente importante ter uma navegação primária intuitiva e envolvente para que os utilizadores possam encontrar as informações que procuram rapidamente com o mínimo de cliques. Para quem não sabe, os controlos de navegação primários estão presentes numa barra lateral à esquerda, à direita ou no topo de uma página nas páginas internas.

Esses controlos permitem aos utilizadores navegarem sem esforço no site. Quanto mais fácil e interessante você torná-lo para o seu público, maior será a probabilidade de ele permanecer no seu site, comprar o produto que procura e retornar no futuro. A navegação primária monótona e mundana simplesmente não funciona.

 

A chave está em ganhar a confiança do cliente

Os sites de comércio eletrónico funcionam com base no princípio fundamental da confiança. Para ganhar a confiança do cliente é muito importante que você estude a psicologia do consumidor. A falta de um site seguro (https) ou a falta de uma certificação de uma organização confiável da Internet pode impedir que os clientes comprem na sua loja de e-commerce.

Os negócios online devem fornecer segurança contra o uso indevido de informações confidenciais e exibir claramente as políticas de privacidade. Fornecer garantias, assim como depoimentos de clientes reais (depoimentos falsos irão prejudicá-lo mais) ajudará a melhorar a credibilidade do seu site. É igualmente importante que você mencione dados tradicionais para entrar em contato com a sua organização, como endereço físico e número de telefone.

 

Ofertas especiais: Não guarde as melhores ofertas para o fim

É certo que os clientes estão à procura de ofertas especiais, descontos ou os melhores negócios possíveis. Não se intimide em exibir tais ofertas na página inicial. É mais provável que o cliente analise as ofertas especiais e isso aconteça na primeira tentativa. Lembre-se que o primeiro objetivo de um site de comércio eletrónico não é apenas uma melhor experiência do utilizador, mas também aumentar as vendas e melhorar os resultados financeiros.

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Gonçalo Sousa
Gonçalo Sousa

Sou o fundador da Beat Digital, agência de marketing digital que executa Projectos 8 Ps, assim como do Blog Estratégia Digital, que foi criado em 2013 com o objectivo de estimular o estudo de marketing digital em língua portuguesa. Sou jornalista de formação, mas encontrei nesta área multi-disciplinar uma nova linguagem de comunicação que pratico diariamente com muito entusiasmo.

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