Home / Desenvolvimento de Sites /

Quais as diferentes componentes que permitem criar um website?

criar um website

Quais as diferentes componentes que permitem criar um website?

A primeira coisa que precisa de saber sobre um website é que é composto por várias partes: o domínio URL, o servidor de alojamento e o sistema de gestão de conteúdos. Ao longo dos próximos parágrafos vou explicar genericamente as três componentes de um website para que entenda as diferenças entre os elementos e perceber como se articulam entre si.

Já foi referido anteriormente que um website é um conjunto de páginas interligadas entre si. Para aceder a um website, precisamos de um navegador como o Safari, o Google Chrome, o Internet Explorer, o Mozilla Firefox ou outros semelhantes. O que os navegadores fazem é organizar a informação para facilitar a leitura.

Mas para que o website esteja online é necessário alugar um espaço num computador que esteja ligado à rede durante 24 horas por dia. A estes computadores – usados para abastecer todos os conteúdos do website – chamamos servidores de alojamento. Cada servidor corresponde a um endereço IP (Internet Protocol) como, por exemplo, o número 193.136.2.193.

Assim, sempre que alguém quiser aceder ao seu website, basta digitar o endereço IP no navegador de pesquisa.

O quê??! As pessoas precisam de decorar um número tão comprido e complexo??! Isso complica um bocado a navegação! Sim, sim, eu sei… Mas a verdade é que existe uma solução mais fácil.

É aqui que entra o domínio. Um domínio é um nome fácil de memorizar que, após ser comprado, pode ser associado ao seu website e substitui o endereço IP. Basta chegar ao navegador e digitar um endereço simples para chegar ao website. Mais à frente, vou ajudá-lo a perceber como é que se compra um domínio e como se verifica se está disponível ou não.

Por último, temos o sistema de gestão de conteúdos, também conhecido como CMS (Content Management System). Trata-se de uma plataforma usada para criar, editar, gerir e publicar os seus conteúdos no website. Não há motivo para complicações [sobretudo nas soluções feitas à medida]: basta aceder ao back office da plataforma e modificar, remover e adicionar os conteúdos.

A relação entre servidor de alojamento, domínio e sistema de gestão de conteúdos pode ser facilmente explicada se pegarmos no exemplo de uma casa: O servidor é o espaço onde aloja o seu website, ou seja, a casa/edifício; o domínio, por outro lado, é a morada na Internet onde o seu website se encontra; por fim, o sistema de gestão de conteúdos é tudo aquilo que recheia a casa.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *