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6 segredos para criar a imagem perfeita da marca

6 segredos para criar a imagem perfeita da marca

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A sua marca refere-se à maneira como as pessoas identificam a sua empresa como diferente de outra no mesmo mercado. McDonalds e Burger King vendem hambúrgueres, mas as suas respectivas marcas os diferenciam e transmitem aos consumidores os seus méritos relativos em comparação com o outro. Descubra neste post segredos para criar a imagem perfeita da sua marca.

1 – Identidade de marca

A criação do logotipo, cores, fonte, o tipo de discurso e valores ajudam a construir a personalidade de uma empresa. Dessa forma é possível torná-la mais conhecida e desejada.

Sua marca é todo um conjunto de fatores que te representa e o torna diferente das demais. Como exemplo a qualidade do serviço/produto, dos profissionais, logomarca e construção de identidade. A Tailor Brands se alinha ao conceito de entrada de marketing, com técnicas que visam entender e oferecer soluções ao cliente, através de produtos ou serviços que atendam as necessidades e desejos específicos.

Toda marca deve possuir um manual de identidade visual que vai estabelecer o conjunto de elementos que expressa sua identidade. Servirá para que o conceito não se desvie e cause ruídos, economizando tempo e dinheiro.

2 – A cor é rei

Um estudo recente realizado pela The Secretariat of the Seoul International Colour Expo descobriu que 92,6% das pessoas pensam que os aspectos visuais de uma marca são os mais importantes. Nenhum fator visual é mais poderoso que a cor. Somos criados para associar certas cores a certas emoções, a ponto de parecer um segundo idioma.

O vermelho evoca pensamentos de paixão, aventura e assertividade. O roxo é uma cor real, inteligente e criativa. O branco nos faz pensar em paz, pureza e inocência. A lista continua e, embora essas associações mudem ao longo do tempo, são mudanças culturais de longo prazo que podem levar séculos.

O McDonalds, por exemplo, usa o vermelho para invocar o sentimento carnal da fome e o amarelo para promover sentimentos de felicidade. Pense na sua marca, em que cores ela fica melhor?

3 – Entre em contato com a mídia social

A mídia social é um lugar perfeito para criar e perpetuar a identidade da sua marca. Quando as pessoas sociais estão em um estado de espírito receptivo e descontraído, com o tom de voz certo e na plataforma certa, elas podem interagir com a sua marca sem nunca sentir que estão sendo ‘comercializadas’.

Tão importante como onde você se envolve nas redes sociais é como se envolve. Estabeleça um tom de voz para sua marca, imagine-a como pessoa e pense em como essa pessoa falaria. Que música ele ouve? Que jornal ele lê? Informe a todos da empresa sobre o espírito, os objetivos e a visão geral da sua marca, estejam eles em sua equipe social ou não.

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4 – Torne acessível

Quão acessível é a sua marca e para quem é acessível? A Pepsi tomou a iniciativa durante a Grande Depressão e se comercializou como uma bebida refrescante para a pessoa comum.

A Pepsi também foi pioneira no marketing de nicho, graças a um homem chamado Edward F. Boyd. Boyd, um afro-americano, começou a comercializar a Pepsi diretamente para a comunidade negra, retratando-os como cidadãos de classe média com mobilidade ascendente que viviam o sonho americano com um copo de Pepsi na mão.

5 – Dê personalidade

Uma marca deve transmitir um estado de espírito, deve mostrar personalidade. Tom Ford queria criar uma marca de roupa masculina de homem para homens.

Com a intenção de criar a primeira verdadeira marca de luxo do século XXI, ele se concentrou nas raízes italianas, na atenção aos detalhes e no design superior. O uso do preto em seus desenhos transmite formalidade, sofisticação e promove essa sensação de luxo em todos os pontos.

6 – Seja subversivo

Os fabricantes de automóveis Ford tentam ser vistos como uma marca sólida e confiável. Quando você pensa em um carro Ford, é incentivado a pensar em estabilidade, na robusta engenharia americana em que pode confiar para manter toda a sua família segura nas estradas.

Seu esquema de cores principalmente azul é o ponto de partida para isso. Suas diretrizes de marca são muito rígidas quando se trata de como os associados podem usar seu logotipo e marca. Desde a fonte em negrito carregada pela frente até a quantidade de espaço em branco permitido em torno do próprio logotipo, tudo foi cuidadosamente projetado para promover essa ideia de estabilidade.

Uma vez que sua marca tenha sido tão fortemente estabelecida, você poderá subvertê-la nos seus próprios termos. A Ford usou o humor para subverter a própria identidade da marca e mostrar um lado mais leve. Isso resultou em 4 milhões de visualizações, 44.000 novos fãs no Facebook e a métrica que mede a possibilidade de comprar um Ford Focus aumentando 60%!

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