Home / Consultoria Empresarial /

Consultoria empresarial: aumente a produtividade e seja mais competitivo

consultoria empresarial

Consultoria empresarial: aumente a produtividade e seja mais competitivo

Se ainda não atualizou a sua empresa às necessidades do mercado, deixe-me então esclarecer uma coisa já muito diretamente: não adianta aplicar apenas as técnicas mais modernas de gestão que estejam disponíveis no mercado ou de adotar uma estratégia digital muito cara. Você está para trás e esse é um facto que deve aceitar antes de seguir em frente, já que os seus concorrentes estão num patamar para o qual você ainda não trabalhou.

Obviamente que, copiando ou aplicando uma estratégica semelhante à de empresas concorrentes poderá resultar num aumento de produtividade e competitividade para a sua empresa, mas não espere tornar-se ainda melhor do que a concorrência. Para que tal aconteça, precisa de acrescentar algo novo ao seu negócio.

O lema “Para de fazer algo velho para fazer algo novo” deve ser incorporada no espírito da própria empresa. Porém, que impacto poderia ter de facto a aplicação de algo novo numa empresa que é já gigante e até mesmo líder de mercado?

Porém, eis que surge a questão: como inovar, tendo em conta tudo o que se passa no mercado? Que algo novo posso fazer pela minha empresa para assegurar que cresce de forma certa? A resposta que temos para si é recorrer a um serviço de consultoria empresarial. Nos próximos parágrafos, explicamos as vantagens que a contratação de um consultor pode trazer para assegurar os resultados que pretende.

Os pilares da consultoria empresarial

Objectividade

Um consultor empresarial traz objetividade à sua empresa e ao seu negócio. Com uma visão externa do que se está a passar no mercado, é capaz de dar opiniões e apresentar soluções concretas que não se deixem afetar por vícios ou ideias pré-concebidas da empresa. Isto é, sem sombra de dúvidas, uma mais-valia na altura de ser fazer um prognóstico do estado da empresa. Saiba o que preciso de ser feito, sem rodeios ou falinhas mansas. Um consultor será capaz de apontar as forças e fraquezas de um projeto e de as articular com as oportunidades e ameaças proporcionadas pelo mercado, encontrando assim o balanço ideal para o sucesso.

Decisões

Tem dificuldade em tomar decisões, especialmente aquelas que custam mais? Não se preocupe. Uma vez mais, um consultor empresarial consegue tomar por si uma decisão quando não o conseguir fazer. Um bom consultor empresarial saberá sempre tomar decisões racionais, ao contrário do que se sucede com os colaboradores da empresa que tendem a tomar decisões mais emocionais e políticas.

Experiência

Um consultor empresarial já terá, à partida, experiência naquilo que faz. Se já conduziu uma empresa rumo ao sucesso, ajudando-a a atualizar-se e a encontrar o seu “algo novo”, então será muito mais fácil para o consultor fazer esse trabalho para si e de fazer uma comparação com realidades de outras empresas na mesma área de negócio.

Rapidez de resultados

O consultor ou equipa de consultores que contratar compromete-se a apresentar resultados num determinado período de tempo. Além disso, você sentirá mais a pressão devido à relação cliente/fornecedor, ao contrário do que aconteceria com uma equipa interna.

Disponibilidade

Já  imaginou como seria ter alguém a dedicar-se exclusivamente ao seu projeto? Depois dos anos áureos do downsizing, os quadros internos de pessoal das empresas dificilmente poderiam dedicar-se a um projecto de análise interna e comprometer-se com resultados e prazos. O facto de estar a pagar diretamente a uma equipa externa pode implicar um investimento, mas é sem sombra de dúvidas um investimento que será recompensado com resultados.

Quer conhecer mais ferramentas para aplicar a estratégia digital certa para a sua empresa? Leia o e-book gratuito Dicas Essenciais sobre Estratégia Digital.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *