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Tem a certeza que sabe qual é o trabalho de um Consultor de Marketing?

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Tem a certeza que sabe qual é o trabalho de um Consultor de Marketing?

A pergunta que dá título a este artigo é uma que recebo constantemente e à qual estou sempre a responder. Seguindo a tradição que tenho vindo a aplicar em vários artigos do blog Ecossistema Digital, hoje volto a virar-me para o teclado para dar resposta a outra pergunta.

De forma muito simples, pode dizer-se que o consultor de marketing é um profissional encarregue de apontar os caminhos mais eficazes para chegar a um determinado objetivo, orientando o corpo tático da empresa quanto aos passos necessários a dar para a execução bem sucedida de tal plano.

Entre as muitas tarefas e competências que fazem parte do dia de trabalho do consultor de marketing está o processo de análise de dados e métricas, o planeamento estratégico e a orientação, e consequentente, implementação das estratégias concebidas. Mais tarde, cabe ainda ao consultor de marketing, através de técnicas e ferramentas especializadas, identificar as necessidades da empresa, os produtos e serviços que tem a oferecer e decidir quais são as melhores estratégias e ferramentas capazes de levar esses produtos e serviços ao conhecimento do público-alvo que se pretende atingir.

Além deste papel que deve merecer a atenção do consultor de marketing especialmente no início de um projeto, segue a parte em que supervisiona os resultados e colhe os frutos daquilo que semeou. Nesta fase é também importante que implemente novas estratégias sugeridas e analise os resultados, propondo as correções de rumo que se façam necessárias, já que as ações de marketing online exigem constantes ajustes em função do seu desempenho ou modificações do cenário.

O Consultor de Marketing deve preparar-se para o digital

Hoje, estando nós a viver em pleno contexto digital, é também esperado que um consultor de marketing domine técnicas de Marketing Digital de forma a melhor executar o seu trabalho e fazer uso das oportunidades que o mercado lhe faculta.

E antes que me comecem a perguntar que técnicas de Marketing Digital deve um consultor dominar, respondo já a tal questão: neste meio é conveniente que o consultor tenha conhecimento de algumas ferramentas como SEO, Google AdWords, Remarketing, Google Analytics e outras envolvidas nas diversas etapas de campanha.

Se não domina estas técnicas, tenha calma! A verdade é que o meio digital se transforma todos os dias, obrigando-nos a acompanhar o ritmo o melhor que conseguimos. No entanto, e como em qualquer outra área, a formação de um consultor de marketing digital não acontece de um dia para o outro. Prepare-se para pesquisar e estudar todas as semanas, para acompanhar as tendências… caso contrário, fica para trás numa corrida que não para.

Olhando para o mercado profissional constato cada vez mais que aquilo que o mercado procura é pessoas com conhecimento em diversas áreas do marketing online e que possui experiência de trabalho comprovada. Já vai longe o tempo onde curiosos conseguiam alguma coisa neste mercado.

Em primeiro lugar, é necessário possuir uma sólida formação e prática nas diversas áreas do marketing digital, como SEO, links patrocinados, redes sociais, e-mail marketing e monitorização de tráfego. Cada uma destas áreas é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital, e por isso, o profissional precisa de conhecer a fundo as suas técnicas e ferramentas.

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