Home / Marketing Digital /

Uma nova profissão: seja um consultor de marketing digital

consultor de marketing digital

Uma nova profissão: seja um consultor de marketing digital

Acreditamos que por esta altura já esteja bem ciente da importância de um consultor de marketing digital. Ainda assim, para reavivar a sua memória, fazemos de novo uma breve introdução explicatória. Um consultor de marketing digital é um profissional que tem a responsabilidade de apontar aos seus clientes as melhores estratégias para concretizarem um determinado objetivo no meio digital.

Mais do que orientar a empresa e toda a sua equipa na direcção desses mesmos objetivos, o consultor de marketing digital está ainda a cargo de uma série de importantes tarefas. Cabe a este profissional, por exemplo, avaliar a situação da empresa, medir a eficiência dos métodos de trabalho em prática e elaborar planeamentos estratégicos de longo prazo.

Para as empresas há sem sombra de dúvidas muito a ganhar com a contratação de um consultor de marketing digital. Por outro lado, existem uma série de vantagens associadas ao trabalho de um consultor de marketing digital, que provam que este pode ser um ofício bastante flexível e lucrativo.

Neste post é para esses benefícios que olhamos, apresentando alguns motivos por que vale a pena fazer parte desta nova profissão que é ser-se consultor de marketing digital.

O que precisa para ser um consultor de marketing digital?

Autonomia

Começamos logo por um dos benefícios mais apreciados por quem trabalha já no mercado da consultoria. Se trabalhar por conta própria, um consultor de marketing digital pode ser o seu próprio chefe, sendo ele a definir os seus próprios horários de trabalho e a tomar decisões em respeito aos seus cliente e à sua carreira em geral.

Desafios

Um consultor de marketing digital dificilmente terá uma carreira aborrecida. A todo o momento será confrontado com novos desafios, desafios que se tornarão cada vez mais complexos mas que, ao alcançar a resolução dos mesmos, o vão dotar com novas capacidades e melhorar o seu currículo.

Produtividade

A verdade é uma: tudo depende de si, até mesmo aquilo que ganha. Quanto mais trabalho executar, maior serão os números alcançados no final do mês. Isto deverá resultar bem como incentivo para manter os níveis de produtividade bem altos.

Rendimento

O rendimento nunca deverá ser a razão pelo qual opta pela decisão de se tornar um consultor de marketing digital, mas a verdade é que pode pesar muito. O rendimento alcançado por um consultor de marketing digital pode ayingir valores bastante elevados, dependendo dos preços que praticar por hora e mediante o número de clientes que tiver.

Dinamismo

Lembra-se do que dissemos acima acerca dos desafios? Bem, essa era apenas uma das vantagens de ser consultor de marketing digital. Outra diz respeito a dinamismo. Este é um mercado que se encontra em constante atualização, com novidades a chegar à Internet a cada segundo. Perante tamanho dinamismo é obrigatório que se esteja a atualizar constantemente e a aprender todos os dias. Ao mesmo tempo,  vai compilando novas capacidades no seu currículo, o que abre mais portas para assinar contratos com novos clientes.

Rotina

Sente que não foi feito para obedecer a horários rígidos e cumprir rotinas que se tornam aborrecidas? Não se preocupe. Graças à autonomia e ao dinamismo, o consultor de marketing digital está totalmente livre de rotinas. O que importa é fazer o trabalho bem feito e cumprir as metas. Quando faz esse trabalho, só a si diz respeito. Pode ser a altas horas da noite ou distribuído ao longo do dia, como preferir. A decisão é sua.

Mercado em crescimento

Fique ao saber que ao entrar agora ao mercado da consultoria de marketing digital estará a juntar-se a um meio que ainda não se encontra lotado e que, gradualmente, começa a crescer. Há cada vez mais empresas a reconhecer a necessidade de se adaptarem ao meio digital e a procurarem profissionais capazes de os conduzirem nesse caminho.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *