Home / Empreendedorismo /

Google realiza Atelier Digital online em Portugal com 10 diferentes institutos politécnicos

Google realiza Atelier Digital online em Portugal com 10 diferentes institutos politécnicos

ProfileMate

A Google realizou, no início de novembro, a primeira sessão do webinar Atelier Digital, que sempre foi realizado presencialmente, mas que dessa vez foi 100% online. A ideia da gigante norte-americana, com parceria com algumas instituições locais, é auxiliar na formação de portugueses em diferentes competências digitais.

Assim, é possível colaborar para que os negócios do país passem a adotar ferramentas ou outras iniciativas virtuais. O marketing digital é um dos pontos mais importantes dessa formação.

A primeira sessão aconteceu entre os dias 09 e 11 de novembro, e foi realizado em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, que é uma referência em tecnologia de Portugal.

O webinar teve como principal tema o uso do marketing digital em diferentes categorias de empresas. Entre os pontos discutidos estiveram: o uso de redes sociais, a análise de dados e big data da web, a internacionalização e a elaboração de planos de marketing para diferentes prazos.

Essa foi apenas uma das 10 reuniões que deve acontecer até o final do ano, sempre em parceria com algum instituto politécnico português. O Atelier Digital acontece no país desde 2016, e faz parte do programa Grow Portugal with Google, que foi construído em conjunto com o Governo Português.

Segundo a Google, mais de 80 mil pessoas passaram pelo curso presencial, que deve ter maior alcance em 2020 por estar a ser realizado de forma remota. A perspetiva do grupo é que mais de 30 mil portugueses participem do webinar e aprendam mais sobre ferramentas importantes do marketing digital.

A oportunidade de aprender sobre marketing digital com a Google é uma experiência única, principalmente para quem busca sucesso no empreendedorismo em Portugal. O auxílio de ferramentas digitais é cada vez mais eficiente, principalmente com o uso nas redes sociais.

Fonte: Unsplash

Quem dita as regras

A Google é a empresa mais importante quando o assunto é marketing digital, pois ela é responsável pelo motor de busca mais utilizado no mundo, e também aqui em Portugal. Assim, ela é a fonte para indicar e ensinar quais as melhores formas de uso das ferramentas digitais para alcançar os utilizadores.

O serviço Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta essencial para análises de dados da web. Ele foi criado com o objetivo de otimizar as campanhas de marketing e qualquer plataforma que se utilize de serviços como o Google AdSense.

E-Book Empreendedores Digitais
 

Aprender mais sobre o marketing digital é conhecer as diferentes iniciativas na busca por cada vez mais utilizadores online. Enquanto algumas empresas buscam medidas mais ativas, como newsletters com ofertas e códigos, ou então degustações e bónus grátis, outras preferem chegar ao utilizador pelas redes sociais, seja com influencers ou perfis oficiais.

As lojas virtuais são as mais conhecidas por utilizarem newsletter e email para anunciar novas campanhas ou ofertas exclusivas de uma temporada, como é a Black Friday durante todo o mês de novembro. O objetivo é dar prioridade por quem assina o conteúdo, e nem sempre vai ao portal da loja.

Alguns conteúdos digitais preferem usar a palavra grátis para chamar atenção de novos utilizadores. Algumas das principais plataformas de cassino online por exemplo, costumam oferecer bónus de rodadas grátis em slots machines para promover o conteúdo e mostrar como funcionam esses jogos em versão digital.

Os portais de streaming também possuem degustações como oferta para novos utilizadores, mas são ativos principalmente nas redes sociais. Os perfis dessas empresas costumam interagir com os clientes, principalmente ao anunciar alguns lançamentos e novas adições aos catálogos de filmes e séries de TV que estão a chegar na plataforma.

Melhor preparo

O Atelier Digital é algo que parece ser necessário para o futuro económico de Portugal. Alguns dados recentes apontam que 27% dos gestores acreditam que a própria empresa não tem condições de se adaptar para as modalidades tecnológicas.

Uma boa parte deles, cerca de 64%, pensa que a falta de ferramentas e a melhor forma de usá-las são os principais empecilhos para isso.

Assim, esses cursos presenciais ou online são cada vez mais importantes para o empreendedorismo em Portugal. A chegada de empresas estrangeiras faz esse mercado cada vez mais concorrido, e ter profissionais que saibam fazer o uso de ferramentas digitais pode ser um diferencial para o sucesso.

O programa Grow Portugal with Google completa 4 anos com muito sucesso no país, e o Atelier Digital em formato de webinar é uma iniciativa que promete alcançar cada vez mais pessoas.

A ideia do curso é ensinar sobre o mundo digital para qualquer cidadão português, seja ele com uma formação académica, ou então alguém desempregado que ainda não buscou seguir um estudo no 1º ciclo. O marketing digital é uma ferramenta que pode mudar um negócio, e aprender isso pode ser o primeiro passo.

E-Book Criar Primeiro Website
   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *