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A importância de trabalhar com uma agência digital

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A importância de trabalhar com uma agência digital

O mundo digital está em constante mudança. Isto significa uma coisa: que manter-se a par de todas as mudanças nem sempre é fácil. Porém, deixar-se ficar para trás pode ser extremamente prejudicial para o seu negócio. De forma a prevenir que isto aconteça, parece só existir uma solução: procurar quem percebe do mundo digital.

Os profissionais de comunicação de hoje precisam de dominar uma série de ferramentas de forma a medir o universo digital e a prepararem-se para lidar com cada uma das mudanças que se registam todos os dias. Uma grande parte das PMEs nacionais têm reconhecido tal necessidade digital e procurado os serviços de agências de marketing digital. Mais do que ajuda para se posicionarem na Internet, tais negócios procuram apoios para melhorar as suas estratégias e melhor fazerem frente à concorrência.

Se ainda não está convencido da importância de trabalhar com uma agência digital, convidamo-lo a ler os próximos parágrafos. Neste post enumeramos todos os motivos pelo qual o papel de uma agência digital é fulcral no crescimento de uma empresa.

Análise de dados numa agência digital

Como é o desempenho do seu site? As suas redes sociais estão a canalizar bom tráfego para a sua página? Que campanhas pode melhorar no Google AdWords para assegurar melhores resultados? Todas estas perguntas podem ser respondidas por uma agência de Marketing Digital.

A análise dos dados explica muito sobre o comportamento digital dos utilizadores. A questão é que não é especialmente fácil interpretar os dados referentes a vendas e tendências de produtos. O que os clientes estão a comprar na Internet? Ao confrontar-se com tabelas cheias de números e parâmetros, pode achar que é impossível responder a esta pergunta. No entanto, as respostas encontram-se escondidas nas entre linhas, à espera de ser lidas.

E se acha que a análise destes dados não vale a pena o seu tempo ou investimento, deixe-me então dizer-lhe que não podia estar mais enganado. A simples criação de um site não basta. Ter um site implica entender a sua performance e aplicar processos de otimização.

Os dados registados pelo Google Analytics e todos os outros sistemas de mensuração de resultados permitem perceber como é que a sua empresa se está a comportar. Gradualmente, será capaz de melhorar a oferta e assim melhor satisfazer os desejos e necessidades dos seus clientes. Todos os dados estatísticos vão ainda além de rever os números de vendas e custos associados – tais números dizem também respeito a entender o que nos dizem sobre os nossos clientes e como os podemos modificar on-line para maximizar as vendas.

Acompanhamento do mercado

No mercado digital podemos descobrir muito mais sobre os nossos consumidores e concorrentes. Podemos, por exemplo, descobrir muito rapidamente aquilo que os nossos concorrentes estão a fazer através do acompanhamento do que fazem no seu website e redes sociais. Da mesma forma, podemos perceber rapidamente como o comportamento do consumidor se altera perante diferentes fatores.

Imagine que tem a capacidade de avaliar a forma como os clientes andaram a ver a sua loja, a falar com os seus vendedores ou a testar um produto: ferramentas de gestão digitais facilitam este tipo de gestão e os especialistas de uma agência digital estão lá para o ajudar a ler todos estes dados.

Ao trabalhar numa agência de marketing digital terá acesso a uma análise à sua concorrência para determinar o que está a acontecer com a sua indústria e o que precisa a sua empresa de fazer para superar adversidades dentro do mercado. Com as ferramentas de gestão em diferentes plataformas de redes sociais, pode ainda ver o que está a acontecer noutros lugares e como funcionam os números por detrás disso. A sua agência digital pode fornecer-lhe dados capazes de indicar precisamente quando o público se mostra mais ativo.

Pensamento criativo

Criatividade é um dos pontos fulcrais em qualquer estratégia de marketing, seja ela física ou digital. Felizmente, com as rede sociais ser-se criativo torna-se quase uma atividade primária. É extremamente fácil desenvolver campanhas criativas focadas não apenas em jovens mas também em faixas etárias mais elevadas.

Neste contexto, realçamos que as agências digitais são capazes de incorporar as tendências tecnológicas em estratégias criativas, adicionando experiências convencionais para os clientes mais velhos e novos desafios para os jovens. A análise profunda do mercado, dos concorrentes e do público-alvo permite que os profissionais de comunicação digital pensem fora da caixa e consigam assim determinar novas formas de fazer sobressair um negócio. Tais profissionais podem colaborar consigo de forma a manter os seus esforços de branding e para posicionar a empresa para o crescimento on-line de sucesso.

Hoje, o cibernauta comum já não se limita, por exemplo, a um vídeo de 30 segundos: toda uma experiência nova pode estar ao seu alcance graças ao poder da Internet. Use a experiência de uma agência digital para entender como uma campanha publicitária criativa pode ser usada para reposicionar, realinhar e atender a um público-alvo em plataformas digitais específicas.

Otimização

Uma estratégia de comunicação não vai alcançar os mesmos resultados em diferentes plataformas: redes sociais e sites, por exemplo, obtém resultados totalmente distintos. Aquilo que publica num não deve ser publicado noutro. Exatamente como acontece com um folheto que, mesmo que funcione bem quando entregue em mão, não terá o mesmo impacto se distribuído por e-mail em PDF. Hoje, especialistas digitais podem ajudá-lo a otimizar as suas campanhas de publicidade de acordo com as suas metas e meio onde pretende atuar, tendo estas de estar sempre adaptadas aos meios digitais para ser possível alcançar o sucesso.

Além do mais, uma agência digital pode ajudá-lo a desenvolver Call to Actions relevantes que incentivem os visitantes a converter a sua mera visita numa acção. No que diz respeito ao conteúdo, não esquecemos ainda a aplicação de estratégias de Search Engine Optimization (SEO) – que são hoje consideradas obrigatórias para alcançar bons resultados – e que por norma são aplicadas automaticamente pela generalidade das agências digitais. Graças ao trabalho de uma agência, pode ainda manter o seu conteúdo atualizado, atual e integrado com campanhas em redes sociais.

Complementar os recursos internos

A agência digital não está aqui para substituir sua equipa interna: é antes um complemento dos seus esforços. Graças ao trabalho de especialistas em Marketing Digital pode preparar todo o know how nas mãos dos colaboradores que trabalham há anos na sua empresa para assim conseguir encontrar uma estratégia eficiente que reflita bem os valores e filosofia da empresa. Está na hora de parar de pensar que as agências digitais e as equipas de marketing internas são duas forças que não se misturam. Em vez disso, pense nelas como duas partes diferentes, mas essenciais, de qualquer esforço eficaz de marketing online.

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