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8 dicas para aprender a fazer ações de Marketing na Internet

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8 dicas para aprender a fazer ações de Marketing na Internet

O Marketing Digital é uma área em constante crescimento e que começa a ser utilizada por cada vez mais empresas. Ainda que algumas PMEs não recorram diretamente aos serviços de agências digitais que possam prestar serviços de consultoria e delinear estratégias eficientes, uma grande parte do mercado já deu pelo menos alguns passos na Internet, mesmo que o tenha feito por si mesmo.

Seja na criação de redes sociais, de um website ou até mesmo de um blog: as empresas têm feito um esforço para se adaptarem ao meio digital e encontrarem um lugar no mundo da Internet. Porém, esta é uma tarefa que nem sempre é fácil. Por vezes, não corre mesmo nada bem e algumas empresas acabam por desistir do digital e passam-se a focar apenas nos meios de comunicação tradicionais.

Para evitar que isso aconteça, decidi hoje escrever este post de forma a partilhar consigo algumas dicas que considero relevantes para entender o mundo do Marketing Digital e assegurar que começa a ter resultados. Todas as dicas que apresentarei são de fácil concretização e não implicam nenhum custo: é apenas uma pequena ajuda para o orientar e o manter motivado.

8 dicas para aprender a fazer ações de marketing na internet

Definir público-alvo

Não é possível definir melhor uma estratégia sem saber o que a empresa faz, qual o seu histórico, os seus objetivos de negócio e o público-alvo. Assim como não é possível querer vender tudo para todos: afinal, nunca um produto servirá para todo e qualquer perfil de público. O importante é ter claro para quem a empresa deseja comercializar as suas ofertas e traçar uma estratégia a partir daí.

Analise a concorrência

Veja o que os seus concorrentes estão a fazer: tanto as coisas boas como as más. Melhore o que fazem de bom e não repita as coisas más. Isso não significa necessariamente copiar, mas inspirar-se e adaptar para o seu negócio.

Procure várias opiniões

É imprescindível falar com os stakeholders da empresa, mas é ainda mais importante conversar com os atuais clientes e saber o que sentem e pensam relativamente ao produto e serviço prestado pela empresa.

Use as melhores ferramentas

Não faltam ferramentas gratuitas (ou não) que ajudem a entender melhor o comportamento do público na internet e a encontrar as melhores oportunidades. Se quer saber quais as melhores oportunidades de palavras-chave, por exemplo, faça uso do SEM RUSH ou Planejador de Palavras-Chaves do Google. O SEM RUSH também serve para entender melhor o desempenho do site dos seus concorrentes. Já o Google Trends mostra as tendências das palavras-chaves por período e região. Uma ótima oportunidade para entender melhor quando trabalhar determinados termos.

Pense numa estratégia

É comum as empresas traçarem estratégias que giram em torno dos atributos dos serviços e/ou produtos oferecidos, esquecendo-se das dúvidas e dores dos potenciais clientes. Pergunte-se quais as necessidades de determinado produto/serviço e responda a isso mesmo. Deixe claro para os decisores da companhia todos os passos. Faça reuniões presenciais, leia o plano com eles e, por que não, desenhe. O importante é deixar clara a estratégia traçada, discutir os pontos abordados e realizar ajustes quando necessário. Faça isso também com os seus parceiros e agências.

Marketing de Conteúdo

Não seja apenas um canal digital com boas técnicas de SEO. Ofereça conteúdo útil e relevante para ao público para que possa tomar a melhor decisão de compra. Ajude os leitores a identificar e resolver os seus problemas e não fale apenas da empresa ou do que está a vender.

Integração com outras estratégias

Uma estratégia de marketing digital não deve ser feita isoladamente das outras desenvolvidas pela equipa. Se for a um evento, pense numa estratégia digital que conduza as pessoas até ao seu stand. Não arquive os contatos numa planilha de Excel, inclua-os em réguas de relacionamento após o evento.

Vigie de perto e faça testes

Acompanhe os indicadores de acesso, visualizações e conversões todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana. Seja rápido a rever a estratégia. Faça testes A/B, mude de caminho se for necessário. Realize mais de uma abordagem para um mesmo ebook, por exemplo, ou aborde o mesmo tema em formatos diferentes (vídeos, posts, infográficos).

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